A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) reúne segunda-feira em assembleia geral, no Porto, para, entre outros assuntos, votar as contas de 2012/2013 e 2013/2014, que não foram aprovadas em tempo útil pela direção presidida por Mário Figueiredo.

A assembleia geral ordinária da LPFP, com início previsto para as 16:00 horas de segunda-feira, numa unidade hoteleira do Porto, será antecedida de uma reunião do Conselho de Presidentes (CP), agendada para as 14:00 horas no mesmo local.

A contestação pela maior parte dos clubes à liderança de Mário Figueiredo, substituído nas funções de presidente da LPFP por Luís Duque, em outubro de 2014, levou a que os relatórios e contas das temporadas desportivas 2012/2013 e 2013/2014 ficassem por aprovar.

A ordem de trabalhos da assembleia geral inclui a apreciação e deliberação de atas das reuniões de 14 de março e 20 de junho de 2014, e da afetação do resultado líquido da exploração comercial e publicitária, bem como das receitas provenientes dos direitos de transmissão televisiva da atual edição da Taça da Liga.

Em causa está a ratificação, por parte dos clubes, da concessão ao organismo que tutela o futebol profissional das receitas conseguidas esta época na Taça da Liga, medida já anunciada e elogiada por Luís Duque, mas que carece de aprovação em reunião magna.

Esta medida, previamente acordada com os clubes participantes na Taça da Liga, que pretendem, no entanto, ser ressarcidos de algumas despesas, visou garantir a estabilidade financeira da LPFP, numa fase em que se debatia com a ausência de patrocinadores para as várias competições.

A apreciação e deliberação sobre o orçamento ordinário relativo à época desportiva 2014/15 constitui outro dos pontos da ordem de trabalhos, que contempla ainda um período para que sejam debatidos outros assuntos de interesse.