O FC Porto recebeu e derrotou este domingo o Arouca, por 1-0, na partida que encerrou a 25ª jornada da Primeira Liga. Os "dragões" jogaram com dez elementos desde os 12 minutos, devido à expulsão de Fabiano, mas venceram graças a um golo de Aboubakar aos 32'.

Os "dragões" entraram pressionantes no jogo e aproximaram-se das redes adversárias aos cinco minutos, através de Quaresma. O "capitão" da equipa da casa, que assumiu a braçadeira devido à lesão de Jackson Martínez, recebeu um passe de Óliver Torres na grande área arouquense e atirou ao lado da baliza de Goicoechea.

Aos 12 minutos, um contratempo para Julen Lopetegui: o guarda-redes Fabiano fez falta sobre André Claro, que arrancava isolado rumo à baliza, e viu o cartão vermelho direto, deixando os "dragões" reduzidos a dez jogadores. O técnico espanhol lançou Helton, abdicando de Ricardo Pereira para apostar numa defesa de três unidades, com Marcano, Indi e Alex Sandro.

O risco assumido por Lopetegui daria frutos aos 32 minutos, com o golo de Vincent Aboubakar que deu vantagem aos "dragões". Quaresma recebeu a bola na grande área e fez um cruzamento milimétrico para o avançado camaronês, que cabeceou para o fundo das redes. O 1-0 viria a perdurar até ao intervalo, com o FC Porto a assumir as despesas do jogo.

A equipa de Pedro Emanuel ameaçou no arranque do segundo tempo, mais precisamente aos 49 minutos, mas David Simão não conseguiu acertar na baliza defendida por Helton depois de tirar um adversário da frente. Era o momento de maior perigo dos visitantes até então.

O lado mais criativo do duelo era assumido por Ricardo Quaresma, que fintou o lateral Balliu aos 55 minutos para depois rematar para defesa de Goicoechea. Aos 76 minutos, Lopetegui abdicou do "Harry Potter" portista para lançar o espanhol Cristian Tello. Herrera assumiu a braçadeira de capitão até ao final do jogo.

Também com Ruben Neves em campo (entrou para o lugar de Óliver), os "dragões" conseguiriam segurar a vantagem mínima até ao final, conquistando assim três pontos essenciais para continuar a perseguição ao líder Benfica. Os "dragões" mantêm-se no segundo lugar da tabela classificativa, a quatro pontos dos "encarnados".

Veja os principais lances do jogo.