Formado no FC Porto, Ricardo Costa chegou a partilhar o balneário com Helton entre 2005 e 2007, e destacou a qualidade que o guardião de 36 anos tem no seio do plantel portista.

"O Helton é um tipo cinco estrelas. Tive o prazer de trabalhar com ele e é um guarda-redes que gosta de batalhar todos os dias com afinco e dedicação pelo clube que representa. Fiquei muito contente por vê-lo regressar depois da lesão que teve. Voltou e voltou ao seu nível, voltou a ser o gato dentro da baliza do FC Porto, como a gente lhe chamava no balneário [risos]. Ele é um verdadeiro gato dentro da baliza pois faz defesas impossíveis. E, por isso, estou muito contente que volte a demonstrar a sua qualidade", afirmou em entrevista ao site "Zerozero".

O central de 33 anos que agora defende as cores do PAOK, na Grécia, não quer tomar partidos e relegou a decisão de escolher o titular da baliza para Julen Lopetegui, lembrando que o mais importante é que os "dragões" continuem a vencer jogos.

"As opções cada um terá que as tomar. Caberá ao treinador optar pelo guarda-redes que pretende. Sei que o Helton é importante para o FC Porto, é um dos capitães de equipa, é um jogador querido por todos no FC Porto e isso agora será uma decisão do treinador. O importante é que o FC Porto ganhe e siga para a frente", atirou depois.