Rui Vitória frisou esta sexta-feira que o Vitória de Guimarães vai a Alvalade disputar o jogo e os três pontos com o Sporting, no domingo, na 26ª jornada da Primeira Liga.

Antevendo "um jogo muito complicado", diante de um "adversário difícil e de qualidade, que tem valor, uma equipa em organizada e um bom treinador", Rui Vitória recusou fazer comparações com o jogo da primeira volta, em que o Vitória bateu os "leões" por 3-0, não acreditando que o Sporting tenha um sentimento especial em relação a este jogo por causa dessa derrota. "Não acredito, nem me preocupa", atirou.

O técnico considerou que "cada jogo tem uma história muito especial, o importante é o momento atual", e fez questão de reforçar o seu valor e da sua equipa técnica, numa resposta implícita às críticas de que tem sido alvo no seio de algum ‘universo’ vitoriano por causa dos últimos maus resultados.

"Não temos tido os resultados que queremos, mas sei bem o valor que tenho. Temos a consciência do que estamos a fazer, sei o que valho, acredito muito no nosso valor e dos nossos jogadores, vamos a Alvalade para disputar o jogo e os três pontos", garantiu.

O Vitória apenas ganhou por uma vez nos últimos oito jogos para o campeonato, tendo somando ainda três empates e quatro derrotas.

Rui Vitória diz-se "preocupado q.b." e em estado de "alerta". "Sou uma pessoa muito tranquila e, ao mesmo tempo, otimista por natureza, sei muito bem os jogadores que tenho, fases negativas já passei na vida, já passámos aqui também. Se fôssemos os primeiros a desistir muito mau seria. Estou preocupado q.b., mas temos um caminho pela frente e acho que há 13 equipas que queriam estar à nossa frente", disse.

O treinador abordou a diferença de rendimento da primeira para a segunda volta, adiantando que "há um conjunto de variáveis" para isso ter acontecido, tendo destacado terem coincidido "diferenças de ritmo" entre os jogadores que saíram e os que entraram e ter sido necessária a "reconstrução de ‘microestruturas’".

No último jogo, na derrota caseira com o Vitória de Setúbal (0-1), Rui Vitória viu o jogo de longe, por estar castigado, experiência que não quer voltar a repetir.

"Foi a primeira vez, desde que estou na I Liga, que fiquei de fora do banco, vi de uma patamar muito elevado, com uma visão privilegiada, e acho que os treinadores deviam ter a oportunidade de ver o jogo de um sítio mais alto, mas também senti a falta de contactar mais ‘corpo a corpo’ com os meus jogadores", disse.

A equipa viaja sábado de manhã para Lisboa, onde ainda fará um treino, no Estádio Universitário de Lisboa, e no qual não participarão João Afonso, Breno e Pedro Correia, por lesão.

Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 40 pontos, e Sporting, terceiro, com 53, defrontam-se no domingo, às 18h00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, num jogo que será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.