O Belenenses emitiu um comunicado no qual acusa a Polícia de Segurança Pública (PSP) de ter impedido mais de uma centena de adeptos do Belenenses de entrarem no Estádio do Bessa com adereços relativos ao emblema da "Cruz de Cristo", antes do encontro com o Boavista, relativo à 26.ª jornada.
A direcção do clube condenou o sucedido e afirma que a situação "não tem qualquer base legal", pelo que a turma de Belém deverá pedir "esclarecimentos" sobre o sucedido.
A turma do Restelo revelou ainda que o sucedido costuma acontecer também no seu próprio recinto e normalmente contra a claque do clube "Fúria Azul".

Leia o comunicado na íntegra:

"Após tomar conhecimento de factos ontem passados no Estádio do Bessa e que classifica como graves, vem a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” tomar a seguinte posição pública, considerando que:

1. Mais de uma centena de adeptos do Belenenses, incluindo crianças, foram ontem impedidos de entrar no sector que lhes estava destinado no Estádio do Bessa com adereços que tivessem o símbolo do Belenenses, fossem simples panos ou bandeiras sem o respectivo suporte;

2. Tal medida, aparentemente imposta pelo Comando Policial da Cidade do Porto, não tem qualquer base legal que a sustente e foi tomada sem que fosse dada qualquer explicação;

3. A Fúria Azul, mais do que uma claque no sentido vulgarmente utilizado, é um Núcleo Oficial do Clube de Futebol “Os Belenenses” reconhecido como tal em Assembleia Geral do Clube, e também uma associação juvenil conforme publicação em Diário da República;

4. Factos deste tipo, ao arrepio de tudo o que as Leis da República determinam, acontecem com cada vez maior frequência em vários pontos do país - e até em Lisboa e no nosso próprio Estádio. Se este tipo de problemas relativamente a material da Fúria Azul é já habitual, a verdade é que no que respeita a adereços exclusivamente afectos ao Clube de Futebol "Os Belenenses" é caso praticamente isolado, que só tem paralelo noutras deslocações - curiosamente - à cidade do Porto.

Neste quadro, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” solicitará esclarecimentos urgentes sobre os factos ao Comando Distrital da PSP do Porto e ao Ministério da Administração Interna, ao mesmo tempo que apela às forças de segurança que, de uma vez por todas, definam o seu método de actuação de forma coerente e em respeito pela Lei, independentemente dos locais e das entidades em causa.

Em paralelo, não pode a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” deixar de agradecer, uma vez mais, aos muitos adeptos que acompanharam a equipa à cidade do Porto sujeitando-se a uma arbitrariedade que se nos afigura intolerável à luz do Estado de Direito".