Fazendo jus ao passado recente, a luta pelo título promete manter-se renhida até ao último minuto. Nas oito jornadas que restam até ao final do campeonato e excluindo o jogo entre 1.º e 2.º classificado, o trabalho do Benfica parece estar mais facilitado. Desde logo por que joga em casa cinco vezes, enquanto o FC Porto apenas receberá outras equipas em quatro ocasiões.

Isto significa que o FC Porto tem tantas partidas fora como em casa, enquanto os “encarnados” apenas vão jogar ao recinto do adversário em três encontros. Avaliando os encontros pelo nível de dificuldade, a turma de Jorge Jesus terá dois duelos que se afiguram mais complicados: o clássico (30.ª jornada) e a ida a Guimarães (33.ª J), acrescentando-se mais dois de nível médio como o Nacional (27.ª J) e o Belenenses (29.ª J).

Além do clássico, os portistas terão dois encontros em que terão de se aplicar e serão todos fora de casa: Rio Ave (28.ª J) e Belenenses (31.ª J). Assim sendo, o FC Porto terá cinco partidas que serão teoricamente mais fáceis – Estoril (27.ª J), Académica (29.ª J), V. Setúbal (31.ª), Gil Vicente (32.ª) e Penafiel (34.ª) – mas jogará duas vezes consecutivas fora de casa.

Já o Benfica receberá os dois próximos adversários na Luz e terá quatro partidas de “baixo risco”: Académica (28.ª J), visita ao Gil Vicente (31.ª J), Penafiel (32.ª J) e Marítimo (34.ª J).

Os finais de campeonato renhidos entre FC Porto e Benfica têm vindo a ser uma constante nos últimos anos. A prova disso mesmo é que, desde 2004/05, cinco das dez ligas foram decididas entre portistas e benfiquistas, quatro deles entre “dragões” e “leões” (entre 2005 e 2009) e apenas um entre Benfica e Sporting (2013/14).

Contudo, a balança tem pendido na maior parte das vezes para o FC Porto, que sentiu o peso do troféu em sete das últimas dez edições, enquanto o Benfica festejou as restantes três edições (2004/05, 2009/10 e 2013/14).

Ainda há 24 pontos em disputa e apenas três separam o líder o “vice”, sendo que os nortenhos têm ainda dois jogos europeus que serão de exigência máxima e o FC Porto ainda tem de disputar a meia-final da Taça da Liga (diante do Marítimo).

Isto quer dizer que os "dragões" terão de marcar presença em pelo menos mais onze partidas (poderá ter mais caso passe à final da Taça da Liga e se seguir em frente na Liga dos Campeões), enquanto o Benfica apenas terá mais nove encontros até terminar a época 2014/15.

O FC Porto já mostrou que não baixa os braços perante as dificuldades e só desiste quando a meta já foi cortada e os prémios já estão entregues. Contudo, o passado recente deu uma liçao ao Benfica. Será que os "encarnados" aprenderam?