O Benfica somou a terceira derrota na Liga e viu a sua vantagem pontual sobre o FC Porto reduzir-se a escassos três pontos, mas para João Alves o título continua a estar plenamente ao alcance do clube da Luz

Para o mítico 'Luvas Pretas' o desaire em Vila do Conde explica-se sobretudo com uma grande atuação do Rio Ave. "Fiquei surpreendido foi com o Rio Ave. Foi a melhor equipa que vi este fim de semana, mas é evidente que o Benfica tem de jogar mais do que aquilo", conta o ex-jogador e treinador ao SAPO Desporto, acrescentando: "O campeonato não está facil, mas não foi uma questão de o Benfica facilitar. O que eu vi foi um Rio Ave muito forte e este é um jogo para recordar. Sem entrar em pormenores de ordem tática, mas o Benfica não funcionou. Foi curto demais e isso não é normal."

Porém, o antigo médio do Benfica continua a depositar nos encarnados maior dose de favoritismo na luta pelo título. "O Benfica tem tudo para ser campeão. Se o FC Porto tivesse ganho na Madeira as coisas poderiam ser diferentes, mas o Benfica tem ainda a seu favor a presença do FC Porto na Liga dos Campeões, a ausência do Jackson Martinez, que acrescenta muito ao Porto, e o facto de jogar em casa o Clássico", frisa, sem hesitar em afirmar que "a decisão do campeonato vai passar pelo Benfica-FC Porto".

Por outro lado, João Alves relembra ainda o 'efeito Champions' que pode pesar sobre o rival portista. "Em termos de probabilidades na luta pelo título, claro que o Benfica tem mais. E os jogos europeus do FC Porto com o Bayern vão deixar marcas", refere.

No entanto, o 'trauma' benfiquista de 2012/13 ainda está vivo na memória dos adeptos e João Alves não esconde que isso pode chegar ao subconsciente dos jogadores. "Se você falar com os adeptos do Benfica, a primeira coisa que vem à memória é o jogo de há dois anos no Dragão. Agora, as situações são diferentes e não há dois jogos iguais. Há ainda muito para jogar e discutir até ao fim", conclui.