O treinador do Moreirense colocou esta sexta-feira a "pressão" no dérbi concelhio de sábado do lado do candidato europeu Vitória de Guimarães, mas quer ganhar o jogo da 28.ª jornada da I Liga de futebol.

"A pressão estará necessariamente do lado da equipa que está à frente. Hoje em dia jogar em casa ou fora não tem impacto. Está de quem está a lutar por um lugar europeu mas dentro do campo isso não conta nada", disse Miguel Leal.

Em antevisão à receção aos vitorianos, o treinador do Moreirense desejou "um bom jogo" entre duas "equipas que querem ganhar" e que "não aconteçam casos", desvalorizando a ideia de que se trata de um encontro especial por estarem em confronto clubes da mesma cidade.

"Para mim é um jogo igual a outro qualquer e vale três pontos. E para os jogadores também acredito que é igual. A não ser para quem é daqui da zona e já viveu estes dérbis e sente mais emoção", descreveu.

O Moreirense não vence em casa desde a 17.ª jornada, quando bateu o Arouca por 1-0, e Miguel Leal vai exigir uma "resposta diferente" aos seus jogadores, face à derrota (2-0) da última jornada em Belém, acreditando que a sua equipa "tem capacidade de resposta e é capaz de rapidamente se ajustar ao trilho que estava a seguir".

Questionado sobre se será mais fácil defrontar o Vitória de Guimarães nesta segunda volta, pelo facto da equipa orientada por Rui Vitória estar mais desfalcada e com um registo menos positivo, Miguel Leal devolveu a questão: "E nós estamos [melhor]?".

"Vão-se encontrar duas equipas que realmente não estão tão fortes como já estiveram, mas têm de lutar com as armas que têm neste momento. Nós estamos numa situação tranquila, mas queremos sempre mais", sintetizou o técnico.

Sem Cardozo, lesionado, nem Alex, castigado, Miguel Leal terá de inventar no ataque, mas o treinador dos Cónegos não quis para já revelar a sua estratégia.

O Moreirense, 11.º classificado com 32 pontos, e Vitória de Guimarães, quinto com 43, jogam sábado, pelas 20h15, em Moreira de Cónegos, em jogo que vai ser dirigido pelo lisboeta Hugo Miguel.