O Benfica venceu a Académica por 5-1 no Estádio da Luz, em jogo da 28.ª jornada da Primeira Liga. Os golos encarnados foram apontados por Jardel (8'), Jonas (11' e 53'), Lima (19') e Fesja (84'). Rafael Lopes (80') fez o tento de honra da Académica.

Depressa e bem não há quem aplica-se a muita coisa mas não a este Benfica. 20 minutos chegaram para a equipa de Jorge Jesus marcar três golos e desmoronar uma Académica treinada por José Viterbo que ainda não sabia o que era perder.

Tudo começou num cabeceamento de Jardel aos oito minutos que desfez o nulo. Três minutos depois chegava mais um cabeceamento vitorioso, desta feita por Jonas que assim somava o seu 13.º golo no campeonato.

Se tudo já parecia fácil, mais ficou com Fernando Alexandre a empurrar Lima dentro da área. Penálti, e o 3-0 para a formação da casa através de Lima aos 19 minutos.

A Académica usava um sistema ultra-defensivo com três centrais e muitos médios, mas a estratégia não surtia de todo efeito. Na primeira parte, os estudantes não fizeram qualquer remate, e poucas vezes conseguiram sair com a bola controlada para o ataque.

Viterbo ainda tirou Aderlan e fez recuar Ricardo Esgaio para a lateral direita, entrando em campo Lucas Mineiro, mas nada diminuiu a avalanche encarnada.

Ainda mal a segunda parte tinha começado e o carrossel encarnado voltava a fazer estragos. Jonas, sempre endiabrado, combinou com André Almeida, e rematou para o fundo da baliza de Cristiano pela quarta vez.

Seguiu-se um período de festival de golos falhados por parte do Benfica. Os remates sucediam-se, mas não tinham o melhor seguimento. Perante o avolumar do resultado, o treinador Jorge Jesus decidiu dar minutos a Fesja que regressou à primeira equipa muitos meses depois de se ter lesionado. Houve também tempo para estrear o avançado Jonathan, que tinha dado nas vistas na equipa B. Mas foi o sérvio (84') quem apareceu no encontro. O médio aproveitou um ressaltou e armou um remate forte que entrou, mais uma vez, na baliza do desamparado Cristiano.

Pelo meio, o jogo perdeu ritmo, interesse e a Académica aproveitou para no seu segundo remate no jogo fazer o golo por Rafael Lopes (80'). E este golo também foi especial. O jogador emocionou-se, apontou para o céu e dedicou o momento à sua avó que morreu recentemente.

No final, vitória incontestável do Benfica que passa a liderar o campeonato com 71 pontos, já a Académica mantém os 27 pontos e o 14.º lugar.

Jorge Jesus congratulou-se com a exibição, ao passo que José Viterbo referiu que esta pesada derrota não desviará a sua equipa do bom caminho.