Poucas duplas de avançados conseguiram marcar tantos golos esta época como Jonas e Lima no Benfica. Os dois brasileiros são os grandes responsáveis pelos 82 golos marcados até agora pelo Benfica na presente edição do campeonato, naquele que é o ataque mais produtivo em Portugal no século XXI. Até esta época, nunca uma equipa tinha ultrapassado a marca dos 80 golos neste século. A turma de Jesus, já com 82 tentos, promete colocar esta fasquia bem mais alta.

A época começou de forma titubeante, com o Benfica a sentir inúmeras dificuldades nalguns jogos mas a conquistar quase sempre os três pontos. Num sistema diferente, Lima atuava sozinho na frente, com Talisca nas costas. O jovem brasileiro aproveitou o andamento que trazia do Bahia do Brasil e foi colecionando golos até a entrada de Jonas na equipa.

O processo de contratação do avançado, ex-Valência, foi longo, pelo que Jonas só começou a dar o seu contributo à equipa para a Primeira Liga à 5 de outubro, quando entrou e marcou na goleada ao Arouca na Luz por 4-0. Fez dupla com Lima na Liga pela primeira vez na vitória frente ao Rio Ave na Luz por 1-0, num jogo decisivo por... Talisca. A partir desse dia, nada seria igual na frente de ataque dos "encarnados".

A dupla Jonas-Lima foi responsável por 35 dos 82 golos marcados pelo Benfica esta época na Liga, ou seja, marcaram 42,7 por cento dos tentos. Apesar disso, em termos absolutos, a dupla Lima e Cardozo com 36 golos em 2012/13 (48,1 por cento dos golos) e a dupla Saviola-Cardozo com 37 golos em 2009/19 (47,4 por cento) foram as que maior contributo tiveram no bolo dos golos "encarnados" nas respetivas épocas. Mas Lima e Jonas estão a apenas três golos de se tornarem no duo mais mortífero da era Jesus.

A parceria entre os dois brasileiros não está fechada e ambos podiam até ter mais golos, não fosse o caso de esta época haver outros goleadores na Luz. Talisca e Salvio, ambos com nove golos, também contribuíram e muito para o desempenho ofensivo da equipa, tal como o quarteto defensivo, responsável por 13 golos marcados até agora na Liga.

Se Lima já estava “plantado” na frente de ataque do Benfica, ora só ora com Derlei como companheiro, a vinda de Jonas veio dar um alento ao ex-Braga e ao ataque "encarnado". Nos 32 jogos em que participou com a camisola do Benfica, Jonas marcou 28 golos, uma média impressionante de 0,9 golos por encontro. Mesmo Cardozo, goleador que deixou a sua marca na Luz, não conseguiu números tão promissores na sua época de estreia pelo Benfica (22 golos apenas do paraguaio).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.