O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, disse hoje querer ir vencer a Guimarães o Vitória, na sexta-feira, em jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol, para assegurar em definitivo o quarto lugar.

Em caso de vitória, os bracarenses ficariam com mais 13 pontos que os vimaranenses, ficando a faltar apenas 15 para disputar (mais cinco jornadas), o que, para Sérgio Conceição, significaria a garantia do quarto lugar.

Os bracarenses já venceram este ano em Guimarães, para a Taça de Portugal, e se voltarem a ganhar na sexta-feira, será a primeira vez que ganham duas vezes na casa do rival numa só época.

Contudo, para Sérgio Conceição, isso não funciona como um "aliciante extra", conforme lhe foi perguntado: "sinceramente, não, apenas queremos ir em busca dos três pontos e assegurar em definitivo o primeiro objetivo [quarto lugar]", afirmou.

O Vitória de Guimarães tem apenas duas vitórias na segunda volta (três empates e seis derrotas), performance bastante diferente da primeira fase da época, que fez a equipa vimaranense ocupar os primeiros lugares do pódio durante algum tempo.

Apesar deste facto e de serem já dez os pontos que separam as duas equipas, para Sérgio Conceição, isso "não tira carga" a este ‘clássico’ minhoto, precisamente pela natureza do jogo.

"Não podemos fugir ao que foi a primeira volta do Vitória e o que tem feito na segunda, mas para o jogo isso não interfere tanto. Não se pensa muito no antes e no depois, é mais o momento, que se vive de forma intensa e penso que vai ser exatamente isso, vamos encontrar uma equipa que nos vai colocar dificuldades, que joga perante a sua massa adepta e que quer dar uma boa resposta frente a um rival", afirmou.

Numa fase do campeonato em que o Braga ainda estava atrás do Vitória, Sérgio Conceição afirmou que a sua equipa terminaria o campeonato à frente, mas essa foi "uma mensagem mais por uma questão motivacional e não por falta de respeito" em relação ao adversário, frisou hoje.

O técnico lembrou que o Vitória só perdeu duas vezes em casa para o campeonato e que, dos 30 golos sofridos, só sete foram no D. Afonso Henriques.

"É mais forte em casa do que fora e vamos encontrar dificuldades, mas estamos confiantes que temos todas as condições para ir lá buscar os três pontos", disse.

Já o Braga vive um excelente momento, com a final da Taça de Portugal, no Jamor, à porta (venceu o Rio Ave, na primeira mão das meias-finais, por 3-0), e tem o quarto lugar praticamente assegurado.

"Pelo que têm sido as exibições, e os resultados também, acho que sim, estamos num bom momento, mas o melhor está sempre para vir, é assim que eu vejo as coisas, porque há sempre coisas para melhorar e trabalhar", disse.

Sérgio Conceição não quis debruçar-se em detalhe sobre o rendimento dos médios Mauro e Luiz Carlos, titulares nos últimos jogos, afirmando apenas ficar "contente por eles, que são dois jogadores que não jogavam e, desde o início, tiveram sempre um comportamento fantástico", disse.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 53 pontos, e Vitória de Guimarães, quinto, com 43, defrontam-se na sexta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, às 20h30, jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.