O avançado Arsénio, do Moreirense, 11.º classificado da I Liga em futebol, disse hoje que a equipa minhota "está confiante de que pode fazer uma surpresa" na receção de segunda-feira a um Sporting "muito forte no seu coletivo".

"A equipa está muito motivada. Vimos de dois resultados positivos: uma vitória em casa [2-1 frente ao Vitória de Guimarães] e um empate fora [0-0 frente ao Paços de Ferreira]. É um ‘grande’ que vem à nossa casa, sabemos disso, mas queremos mostrar que também somos uma excelente equipa", descreveu à agência Lusa Arsénio.

Moreirense e Sporting arrancam para este encontro da 30.ª jornada do campeonato com 27 pontos de diferença e metas bem diferentes: se para os vimaranenses a manutenção está praticamente assegurada e agora resta lutar por uma melhor classificação, os ‘leões’ precisam de sedimentar o terceiro posto e manter-se no encalce de Benfica e FC Porto.

O avançado, de 25 anos, não acredita que o Sporting se apresente em Moreira de Cónegos ansioso, mas admite que a tranquilidade do Moreirense é "um trunfo importante".

"Não acho que o Sporting esteja nervoso. É grande e consegue controlar a ansiedade. Quanto a nós, a equipa está tranquila. Conseguimos a manutenção relativamente cedo, o que nos permite estar mais à vontade para os jogos que faltam", resumiu.

Formado no FC Porto e com passagens por Belenenses e Marítimo, Arsénio foi um dos eleitos do técnico minhoto Miguel Leal para o jogo da primeira volta em Alvalade, que terminou empatado 1-1, depois de o Moreirense ter estado em vantagem durante mais de 50 minutos.

O avançado considera que serão "jogos diferentes" mas, com uma "estratégia afinada", acredita que a equipa de Guimarães pode repetir ou melhorar a surpresa.

"Montámos uma estratégia em Alvalade que correu na perfeição e até podia ter corrido melhor se não tivéssemos sofrido o golo nos minutos finais [Montero só empatou a partida aos 90+2]. Agora montaremos uma nova estratégia para condicionar os pontos fortes do Sporting e penso que em nossa casa, porque conhecemos melhor o nosso campo e temos os adeptos a nosso favor, podemos ter o cenário ideal para uma surpresa", disse.

Sobre os tais pontos fortes, Arsénio aponta para o coletivo lisboeta, lembrando mesmo o último jogo (vitória por 2-1 do Sporting, em casa, sobre o Boavista) em que mesmo a jogar com menos um jogador - por expulsão de Tobias Figueiredo aos 46 minutos quando o marcador estava empatado a uma bola - os ‘leões’ acabaram por "dar bem a volta ao problema e conseguiram fazer um excelente jogo".

Para Arsénio, jogar contra um ‘grande’ valoriza o encontro em vez de o dificultar: "São jogos em que toda a gente está atenta. Obviamente, todos os jogadores querem aparecer e mostrar todo o seu potencial", concluiu.

Moreirense e Sporting jogam segunda-feira pelas 20:00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, Moreira de Cónegos, em jogo que será arbitrado por Vasco Santos, do Porto.