O Benfica recebe o FC Porto este domingo, naquele que é já apelidado de "Jogo do Título". Os "encarnados" vão entrar em campo com mais três pontos que o FC Porto, pelo que apenas têm de fazer a gestão da vantagem. Mas a história recente diz que quando se tratam de jogos decisivos entre Benfica e FC Porto para a Primeira Liga, o "dragão" não vacila. Pelo menos é o que se pode concluir, tendo em conta os últimos quatro clássicos considerados decisivos para a Primeira Liga.

Dos últimos cinco clássicos decisivos, o Benfica só venceu um: foi na época passada, na 15.ª jornada. Perante mais de 62 mil nas bancadas e pouco tempo depois da morte de Eusébio, o Pantera Negra não poderia ter melhor homenagem. Os golos de Garay e Rodrigo colocaram o Benfica na liderança isolada da prova, com mais dois pontos que o Sporting e mais três que o FC Porto. (VEJA O RESUMO DO JOGO).

Mas nos anteriores quatro, imperou a lei do Dragão. Em 2012/2013 Benfica chegou ao Dragão com dois pontos de vantagem, depois de empatar com o Estoril na Luz. A decisão do título voltou a estar nas mãos do FC Porto e nos pés de um herói improvável. Kelvin, lançado minutos antes por Vítor Pereira, combinou com Liedson e disparou um remate cruzado, aos 92 minutos, que fez Jesus ajoelhar e levar o Dragão a loucura. O título seria confirmado na semana seguinte em Paços de Ferreira. (VEJA O RESUMO DO JOGO).

Na época 2011/2012 o Benfica recebeu o FC Porto na 21.ª ronda. A equipa de Jorge Jesus estava em igualdade pontual com o FC Porto, pelo que quem vencesse passaria para a frente. Num jogo emotivo e com cinco golos, a vitória acabou por cair para o lado portista. Maicon marcou, aos 87 minutos, o golo da vitória, após livre de James. Um lance muito polémico já que o central portista estava em posição irregular. A arbitragem de Pedro Proença foi muito contestada pelos "encarnados". (VEJA O RESUMO DO JOGO).

A época 2010/2011 foi dominada pelo FC Porto de uma ponta a outra. Villas-Boas comandou um grupo que venceu a Supertaça, a Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa. Os "dragões" defrontaram o Benfica em cinco ocasiões, tendo vencido quatro e perdido um. Depois da vitória na Supertaça (2-0), Liga (5-0 no Dragão), e Taça (3-1 na Luz, depois de perder 0-2 no Dragão), o "dragão" foi até ao "ninho" da "águia" com a possibilidade de festejar o título de forma antecipada, na 25.ª jornada. Um golo de Guarín e outro de Hulk (Saviola marcou para a turma de Jesus) deram o triunfo aos "dragões" que festejaram numa Luz... sem luz. (VEJA O RESUMO DO JOGO).

Das quatro derrotas em jogos decisivos, a de 2009/2010 terá sido a que teve menos impacto no Benfica. No ano de estreia de Jesus no banco "encarnado", o Benfica dominou a Liga do início ao fim. Na 28.ª jornada foi até ao Dragão com a possibilidade de fazer lá a festa do título. Um empate bastava para festejar na casa do rival mas os golos de Bruno Alves, Farias e Belluschi (Luisão marcou para o Benfica) adiou a festa para o último jogo na Luz, frente ao Rio Ave. Os "dragões" terminaram em 3.º. atrás do Braga que deu luta ao Benfica até a última jornada. (VEJA O RESUMO DO JOGO).

Este domingo a pressão de ganhar está do lado dos "dragões". Depois da humilhante goleada sofrida frente ao Bayern Munique por 6-1 e consequente afastamento da Liga dos Campeões, a equipa de Lopetegui está obrigado a vencer para igualar o Benfica na classificação.