É um FC Porto fragilizado animicamente aquele que irá subir ao relvado do Estádio da Luz este domingo, em jogo da 30.ª jornada da Primeira Liga. Os "dragões" estão obrigados a abater a "águia" no seu "ninho", com dois ou mais "tiros" certeiros de modo a igualar ou ficar em vantagem sobre o rival em confronto direto na Primeira Liga.

Mas a semana do FC Porto foi tudo menos fácil. A equipa de Lopetegui foi humilhada na terça-feira em Munique onde perdeu com o Bayern por 6-1, igualando o seu pior registo de sempre em provas da UEFA. A goleada fez mossa na equipa, tanto a nível físico como psicológico mas os "dragões" já mostraram, por mais que uma vez, que após uma "queda" forte na Europa, "levantam-se" quase sempre nas provas internas.

Analisando o comportamento dos azuis-e-brancos no campeonato após sofrer derrotas europeias e tendo por base as últimas cinco goleadas nas provas da UEFA, constata-se que o FC Porto reage sempre bem, vencendo todos os encontros na Liga.

O último e até agora único encontro com o Benfica logo após uma goleada europeia aconteceu na época 2007/2008. O FC Porto de Jesualdo Ferreira saiu derrotado de Anfield Road onde perdeu por 4-1 com o Liverpool, a 28 de novembro de 2007, ainda na fase de grupos da Champions. O jogo seguinte, na Luz frente ao Benfica, adivinhava-se difícil mas Quaresma resolveu o encontro com uma "trivela" que deu os três pontos à turma de Jesualdo Ferreira.

Na temporada 2013/2014 o FC Porto, comandado por Luís Castro, foi até Espanha defrontar o Sevilha, em jogo da segunda-mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Apesar da vantagem de 1-0 da primeira-mão, os "dragões" acabaram goleados pelos sevilhanos por 4-1 e ficaram pelo caminho. No jogo seguinte, para a Liga, a equipa foi até Braga vencer os minhotos por 3-1, com golos de Jackson Martinez, Carlos Eduardo e Quintero, numa equipa com várias alterações, já que o jogo seguinte era com o Benfica, para a Taça de Portugal.

Dois anos antes, os "dragões" tinham averbado nova derrota pesada na Liga Europa, agora às mãos do Manchester City, a 22 de fevereiro, para a segunda-mão dos 16-avos-de-final. A derrota por 4-0 teve uma reação forte, com a equipa de Vítor Pereira a vencer em casa o Feirense por 2-0, golos de James Rodriguez e Maicon.

Uma das derrotas mais pesadas do FC Porto na UEFA aconteceu a 9 de março de 2010. A equipa comandada por Jesualdo Ferreira foi goleado pelo Arsenal por 5-0 nos oitavos-de-final da Champions, depois de ter vencido na primeira-mão por 2-1 no Dragão. Uma vitória suada, por 2-1 em Coimbra, à 23.ª jornada, ajudou a atenuar o desaire. Bruno Alves e Cristian Rodriguez foram os autores dos golos.

Um ano antes, o mesmo Arsenal tinha goleado o FC Porto em Londres, agora por 4-0, em encontro da fase de grupos da Champions. O jogo seguinte era com o Sporting em Alvalade, um campo tradicionalmente muito difícil mas os golos de Bruno Alves e Lisandro Lopez na casa do rival, à 5.ª jornada, ajudaram a esquecer o desaire de Londres.

Este domingo, o FC Porto terá mais uma oportunidade para confirmar a estatística: vencer nas provas internas após sofrer uma goleada na Europa. Até porque só a vitória interessa à turma de Lopetegui, para poder ainda sonhar com o título da Primeira Liga, sob pena de terminar a época sem qualquer troféu.

O Benfica-FC Porto está marcado para às 17h00 deste domingo. Os "encarnados" lideram a Primeira Liga com 74 pontos, mais três que os "dragões".