O 'clássico' da 30ª jornada vai provavelmente decidir quem irá ser o campeão nacional da época 2014/2015. O Benfica recebe o FC Porto com uma vantagem pontual de 3 pontos, e uma margem de dois golos fruto do triunfo no Dragão na primeira volta, o que coloca a equipa de Jorge Jesus como favorito à revalidação do título de campeão.

Para além do favoritismo da equipa encarnada, que ainda tem o factor 'casa' a seu favor, os 'dragões' vêm de uma pesada derrota em Munique para a Liga dos Campeões, algo que poderá pesar na concentração e confiança dos jogadores portistas, nomeadamente no guarda-redes Fabiano, que frente ao Bayern Munique sofreu 6 golos.

Se os golos podem vir a decidir o 'clássico' e a consequente atribuição do título de campeão nacional, então os guarda-redes de ambas as equipas vão ser parte fundamental da equação do título e do jogo da 30ª jornada.

Num campeonato que poderá vir a ser decidido na diferença do 'goal-average' é importante analisar os respetivos percursos dos guarda-redes de Benfica e FC Porto. Júlio César estreou-se esta temporada com a camisola do Benfica enquanto que Fabiano agarrou a titularidade na reta final da época passada, com a grave lesão de Helton, e nunca mais a largou a titularidade nos azuis e brancos.

Júlio César

Com 18 jogos a titular no campeonato, Júlio César acusou alguns problemas físicos no início da época depois de uma desgastante presença no Mundial 2014, em que o Brasil saiu vergado à Alemanha com um histórico 7-1. Contratado esta temporada pelo Benfica, o guardião de 35 anos tem sido uma das peças fundamentais na equipa de Jorge Jesus tendo apenas oito jogos sofridos em 18 participações a titular. Com uma média de 0,44 golos sofridos por jogo, o guardião internacional brasileiro acrescentou experiência e tranquilidade ao sector defensivo encarnado, que esta época, com Júlio César na baliza, terminou 11 jogos sem 'encaixar' qualquer tento.

Fabiano

Titular em 27 jogos no campeonato, Fabiano é o guarda-redes do campeonato nacional com melhor média de golos sofridos por jogo tendo apenas 11 golos no 'cadastro'. O FC Porto tem a melhor defesa do campeonato com apenas 12 golos sofridos, e para isso muito contribuiu Fabiano, que apenas não foi titular frente ao Boavista e Nacional da Madeira. Em relação a jogos sem sofrer golos no campeonato, o guardião portista tem a impressionante marca de 18 jogos sem sofrer golos na prova, curiosamente o mesmo número de jogos a titular no campeonato de Júlio César.