O duelo entre o Benfica e o FC Porto irá pôr frente-a-frente dois dos melhores avançados a atar em Portugal. Jonas e Jackson Martinez lutam pelo título de melhor marcador da Primeira Liga, com vantagem para o colombiano que leva 17 tentos marcados, mais um que o brasileiro.

Os números de Jackson Martinez (golos fora de portas) e Jonas (golos marcados em 2015) são dos melhores que se pode encontrar na Europa. Apenas os "monstros" Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que são de outro "planeta" apresentam melhor registo que o "Pistolas" e o "Cha Cha Cha".

A performance de Jackson Martinez longe do Dragão é impressionante. O colombiano já marcou 15 golo esta temporada em todos os jogos fora de portas. Apenas dois jogadores têm melhor registo: Messi com 18 e Cristiano Ronaldo com 21. O avançado do FC Porto tem um registo superior a Neymar (14 golos), Lacazette (Lyon, 14 golos) e Harry Kane, avançado do momento em Inglaterra (13 golos) em todos os jogos disputados esta temporada fora de portas.

Na Liga Portuguesa Jackson leva dez golos marcados esta temporada em jogos fora de casa, um registo sem igual em Portugal. Aliás os números de Jackson só encontram paralelo em Domingos (1996/1997), Jardel (de 1996 a 2000), Pena (2000/2001), Falcao (2009/2010).

Mas Jonas não fica atrás. O brasileiro de 31 anos já apontou dez golos em todos os jogos fora de portas. Ao todo, Jonas "Pistolas" ou "O Detonador" já marcou 26 golos em 29 jogos, sendo que 16 deles foram na Primeira Liga, seis na Taça de Portugal e quatro na Taça da Liga.

Mas se tivermos em conta apenas o ano civil de 2015, aí Jonas "Pistolas" "dispara" e deixa a concorrência bem longe. E mais uma vez, o "mortal" Jonas só perde para os "extraterrestres" Ronaldo e Messi. O avançado brasileiro do Benfica leva 17 tentos em 18 jogos em que participou em 2015. CR7 fez 18 golos em 20 jogos disputados este ano e apenas é batido por Messi que marcou 23 em 24 golos. O argentino parece ter "acordado" em 2015, depois de um início de ano longe do que já nos habituou.

Se a maior parte dos golos de Jackson foram marcados na primeira parte da época, Jonas reencontrou o caminho do golo na segunda metade da época, principalmente nos últimos jogos onde tem sido decisivo. O avançado marcou os dois golos na vitória diante do Belenenses e fez o golo da vitória frente ao Nacional (2-1).

Até ao final o título de melhor marcador na Primeira Liga será disputado entre Jackson Martinez e Jonas. No domingo, a decisão do clássico e do título pode passar por eles.