O 'clássico' da 30ª jornada entre SL Benfica e FC Porto no Estádio da Luz irá colocar frente a frente as duas melhores equipas do campeonato num jogo que irá, certamente, decidir o título de campeão nacional desta época.

Separados por apenas três pontos no campeonato, 'águias' e 'dragões' vão entrar em campo no próximo domingo com o 'peso' da história e uma certeza pragmática: a vitória do adversário pode deitar tudo a perder nas aspirações ao título.

À 30ª jornada, o Benfica lidera o campeonato de forma sólida com 24 vitórias e 73 golos marcados. A formação comandada por Jorge Jesus tem também menos empates que o FC Porto e apenas mais uma derrota. Já os 'dragões' de Lopetegui somam 22 vitórias no campeonato, cinco empates e apenas duas derrotas, uma delas na primeira volta frente ao Benfica por 2-0, e que obriga o FC Porto a vencer pelo menos por 3-0 de forma a ultrapassar os 'encarnados' na tabela classificativa no final da 30ª jornada.

A poucos 'metros' da reta final do campeonato, Benfica e FC Porto têm motores distintos para o arranque decisivo. Nico Gaitán tem sido o 'motor' de arranque da máquina benfiquista esta época. O extremo argentino, com o seu pé esquerdo, já entregou 'de bandeja' esta época 14 pontos à equipa de Jorge Jesus com 11 assistências e quatro golos. A caminhar para a sua quinta época no Benfica, Gaitán já participou em 13 'clássicos' contra o FC Porto tendo marcado 2 golos em cinco vitórias, dois empates e seis derrotas. A classe do argentino em campo tem levado vários 'colossos' europeus ao estádio da Luz todas as jornadas, e para o 'clássico' de domingo Gaitán tem um pormenor que o distingue dos seus colegas: é único jogador do atual plantel do Benfica a ter marcado ao FC Porto na Luz.

Mas do lado do FC Porto há Ricardo Quaresma, um dos 'mágicos' do futebol português. O extremo português de 31 anos tem sido o 'motor' de arranque da equipa de Lopetegui neste último terço do campeonato e tem dado provas que a idade, no seu caso, até poderá ser uma vantagem. Com a experiência de seis épocas no FC Porto, divididas em duas fases distintas, o 'Mustang' do FC Porto tem mostrado que ainda tem muitos quilómetros pela frente e que no seu pé direito poderá estar o 'segredo' para a ultrapassagem ao líder Benfica. Com 25 jogos esta época, sendo que nove foram como suplente utilizado, Ricardo Quaresma apresenta 6 golos e 4 assistências. Frente ao Benfica, Quaresma já fez 15 jogos e tem um saldo positivo com 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas tendo sido crucial em três 'clássicos' que o FC Porto venceu com três golos, o último marcado na Luz foi no triunfo por 1-0 na época 2007/2008.

Em relação ao confronto direto entre os dois 'mágicos' houve apenas quatro 'clássicos' em que Gaitán e Quaresma se defrontaram com o argentino a ter uma larga vantagem de três vitórias contra uma do extremo português. Independentemente da estatística e da história, uma coisa é certa: no próximo domingo tanto Ricardo Quaresma como Nico Gaitán vão estar na luz dos holofotes de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro.