O treinador da académica, José Viterbo, pretende atingir já este sábado a meta dos 30 pontos para deixar praticamente assegurada a manutenção na I Liga de futebol, na receção ao Gil Vicente, em jogo da 30.ª jornada.

Apesar de matematicamente os 30 pontos ainda não assegurarem a manutenção no escalão maior do futebol português, o técnico da ‘Briosa’ considera que com aquela pontuação o grande objetivo da época está alcançado.

"Se alcançar a vitória, a Académica consegue o seu grande objetivo, que é chegar aos 30 pontos, e alcançar definitivamente a manutenção, não matematicamente, mas praticamente impossível depois de não ser atingida", referiu José Viterbo, na conferência de antevisão à partida.

O treinador antevê um jogo difícil com o Gil Vicente, penúltimo classificado, a sete pontos de distância, considerando que a posição do adversário "não reflete a qualidade da equipa e individual dos jogadores e do seu treinador".

"É um jogo com grau de dificuldade elevado para as duas equipas, que vai ser muito equilibrado, mas nós queremos ganhá-lo e esse é o nosso grande foco", salientou José Viterbo, referindo que, para isso, é preciso "anular alguns pontos fortes" da formação de Barcelos.

A Académica vem de duas derrotas consecutivas frente a Benfica (5-1) e FC Porto (1-0), após nove jogos sem perder para a I Liga, enquanto o Gil Vicente registou um empate caseiro na jornada anterior, frente ao Rio Ave (0-0).

O jogo entre a Académica, 14.ª classificada com 27 pontos, e o Gil Vicente, penúltimo do campeonato com 20 pontos, está marcado para as 17:00 de sábado, no Estádio Cidade de Coimbra, com arbitragem de Artur Soares Dias, do Porto.