O Benfica recebe este domingo o FC Porto, naquele que é já apelidado de "jogo do título". Os "encarnados" lideram a Primeira Liga com 74 pontos, mais três que o FC Porto, pelo que a pressão de vencer está toda ela do lado azul-e-branco. O SAPO Desporto vai fazer um acompanhamento exaustivo da partida, pelo que apresenta-lhe as razões para não perder o clássico entre Benfica FC Porto.

Jogo do título: Uma vitória do Benfica deixa a equipa de Jorge Jesus bem posicionada par revalidar o título de campeão, já que ficarão a faltar quatro jornadas. Já o FC Porto está obrigado a vencer por dois ou mais golos de diferença para igualar ou ultrapassar os "encarnados" na tabela. Um empate deixará tudo na mesma mas com o Benfica em grande vantagem.

Invencibilidade do Benfica: A equipa de Jorge Jesus pode terminar o ano sem qualquer derrota na Luz. Em casa, o Benfica tem sido demolidor e apenas não ganhou um jogo (empate com o Sporting). Frente aos "dragões", as "águias" podem prolongar este registo impressionante, o que os deixaria à beira do título. Tem a palavra os rapazes de Lopetegui.

Jackson Martinez vs Jonas: Em campo estarão os dois melhores marcadores da Primeira Liga, com vantagem para Jackson que tem 17 golos, mais um que Jonas. O avançado do FC Porto esteve um mês parado devido a lesão mas voltou em boa hora para os "dragões", já que marcou dois golos ao Bayern Munique e foi o melhor da equipa na eliminatória com os bávaros, ganha pela equipa de Pep Guardiola. Jonas tem estado endiabrado em 2015 e apenas Ronaldo e Messi marcam mais que o avançado do Benfica.

Gaitán vs Quaresma: Num jogo que se prevê equilibrado, a decisão do encontro poderá sair da genialidade dos jogadores com maior potencial técnico. São os casos de Gaitán do Benfica e Quaresma do FC Porto. O extremo argentino é capaz de jogadas maravilhosas com o seu pé esquerdo. O Mustang também não lhe fica atrás e é capaz de desbloquear qualquer encontro com um remate de trivela ou uma jogada individual.

Lima, "caçador" de "dragões": Se Jonas e Jackson são os goleadores de serviço das duas equipas, há no Benfica um jogador que está habituado a "caçar" "dragões". Lima fez os dois golos da primeira volta no Dragão, ele que já marcou por nove vezes ao FC Porto desde que está em Portugal. Com a camisola do Benfica o avançado de 31 anos apenas fez três golos aos "dragões". Fez três quando representou o Belenenses e outros três ao serviço do SC Braga.

Despedida de Danilo: Esta será também a última oportunidade para Danilo vencer na Luz. O lateral brasileiro do FC Porto está de partida para Madrid mas ainda não venceu os "encarnados" na sua casa, tal como Alex Sandro.

Última montra para a Europa: Um clássico desta dimensão atrai sempre muitos observadores. Os grandes "tubarões" da Europa vão estar atentos ao jogo na Luz para observar potenciais reforços. Jackson Martinez, Alex Sandro, Herrera e Brahimi do FC Porto e Gaitán, Salvio, Maxi, Talisca e Pizzi do Benfica são jogadores que poderão deixar Portugal no próximo verão e rumar a outras paragens. Esta é uma boa oportunidade para mostrar serviço.

Jesus igual a Koeman: A vitória do Benfica na Primeira Volta no Dragão deixou Jesus bem encaminhado para fazer algo que há muito não era conseguido pelo Benfica: ganhar na mesma época os dois jogos ao principal rival do Norte. O último a consegui-lo foi Ronaldo Koeman, com 2-0 no Dragão e 1-0 na Luz, na época 2005/2006.

Lopetegui e a primeira vez em Lisboa: O FC Porto ainda não foi feliz nas deslocações à Lisboa esta temporada. Os "dragões" empataram com o Sporting a uma bola e 2-2 com Estoril. Depois do Benfica, ficam a faltas as deslocações ao Restelo e ao Bonfim.

Último clássico da época: Depois de domingo, já não haverá mais clássicos de relevo até a última ronda. Esta será o último grande jogo em Portugal, que irá colocar frente-a-frente as duas maiores potências futebolísticas do país, as que mais títulos têm.

Resposta do "dragão" após "humilhação" de Munique: O jogo na Luz chega num período conturbado para o FC Porto. Os "dragões" foram afastados nos quartos-de-final da Liga dos Campeões com uma humilhante derrota por 6-1, depois de terem vencido na primeira-mão por 3-1. Os adeptos exigem uma resposta à altura e nada melhor que vencer o rival em sua casa para fazer esquecer a pior derrota da equipa em provas europeias.

Quebra de hegemonia do FC Porto: o jogo realiza-se em pleno espírito de Abril, já que acontece um dia depois da celebração do 25 de abril, dia da liberdade em Portugal. A vitória deixará o Benfica em posição privilegiada para revalidar o título e acabar com a hegemonia do FC Porto em Portugal. Os "dragões" correm o risco de terminar a época sem qualquer título.

Homenagem a Pinto da Costa: Pinto da Costa celebrou recentemente 33 anos de presidência no FC Porto. O presidente há mais tempo na liderança de um clube e o mais titulado de sempre quererá uma vitória em casa do rival para assinalar os seus 33 anos de presidência.

O clássico dos milhões: IPAM - The Marketing School, publicou um estudo onde estima que Benfica-FC Porto vá gerar receitas de 23 milhões de euros, provenientes dos mais de 65 mil bilhetes já vendidos, e dos gastos dos adeptos em restauração, nas imediações e dentro do estádio, ações promocionais, publicidade, direitos televisivos, segurança e hospitalidade.

Clássico mais decisivo da Europa: Em Inglaterra, Alemanha e Itália o título já está praticamente entregue. Em Espanha lidera o Barça com mais dois pontos que o Real mas já não haverá confrontos entre ambos para a Liga. Em França também o título ainda não está entregue mas já não há encontros entre os candidatos. Só em Portugal é que os dois primeiros irão enfrentar-se, num jogo que pode decidir o título.