Fredy Montero foi o grande 'arquitecto' da goleada leonina frente ao Moreirense. O avançado colombiano chegou a Moreira de Cónegos com 'fome de golo' e acabou por saciar a equipa toda na conquista de três pontos importantes para cimentar o terceiro lugar no campeonato.

Mas vamos por partes. O Moreirense apresentou-se atrevido em campo e logo no primeiro minuto de jogo poderia ter aberto o activo. João Pedro recebeu uma bola no lado direito, e na primeira jogada do encontro arranjou espaço privilegiado para rematar à baliza de Rui Patrício. No entanto, o remate 'a frio' de João Pedro falhou o alvo e como a lei do futebol é cruel e não conhece tempos de jogo: quem não marca sofre.

E foi o que aconteceu no segundo minuto de jogo, o Sporting foi à baliza do Moreirense e não desperdiçou a sua primeira ocasião de golo para fazer o 1-0 por intermédio de Carlos Mané. O jovem extremo leonino aproveitou um cruzamento-remate de Montero para abrir o 'placar' e bater Marafona aos 2 minutos de jogo.

O golo madrugador do Sporting deu uma confiança vital à equipa de Marco Silva para encarar um jogo que se podia complicar caso não houvesse golos antes do intervalo, e até ao final da primeira parte o domínio leonino foi absoluto. Antes do árbitro apitar para intervalo, a eficácia leonina voltou a vir ao de cima com mais dois golos num espaço de tempo de três minutos.

Aos 33 minutos, Montero estreou-se a marcar no jogo e fechou um longo ciclo de jogos sem golos, e fê-lo com estilo: pontapé de moinho e bola no fundo das redes de Marafona. Aos 36 minutos, o Sporting voltaria a marcar por intermédio de Tanaka, que assistido por Montero, rematou rasteiro sem hipótese de defesa. Estava feito o 3-0 e os três pontos pareciam garantidos não fosse Leandro Souza reduzir aos 43 minutos após um mau alívio de bola de William Carvalho. Já antes, aos 39 minutos, João Pedro tinha introduzido a bola na baliza de Rui Patrício após passe de Leandro Souza, mas o lance foi anulado por alegado fora de jogo. As imagens televisivas confirmaram-no depois: Leandro Souza estava em linha e o golo deveria ter sido validado.

As equipas regressaram do balneário sem alterações e logo aos 52 minutos Montero com um toque de classe serviu Nani na esquerda, mas o cabeceamento do extremo português levou a bola para as mãos de Marafona. O Moreirense respondeu de imediato com um remate de Arsénio à entrada da área, mas a bola acabou por rasar a barra da baliza de Rui Patrício. Aos 55 minutos é novamente Montero a criar perigo, mas o remate rasteiro e cruzado do colombiano acaba por sair ao lado do poste.

À passagem da hora de jogo, Marco Silva lançou João Mário e tirou Tanaka. O Sporting ganhou mais controlo do meio campo e foi com naturalidade que as situações de perigo junto à baliza do Moreirense iam-se sucedendo. Carlos Mané e Nani estavam 'endiabrados', mas a noite seria de Montero, que aos 85 minutos fixava o 4-1 final a passe de Diego Capel, que tinha entrado no minuto anterior para o lugar de Nani.

O Sporting saiu de Moreira de Cónegos com o terceiro lugar consolidado, bastando apenas um empate para impedir o SC Braga de alcançar esse posto, e mais importante que isso, Marco Silva fez uma boa rotação do plantel para assegurar a competitividade do plantel para a final da Taça de Portugal que só esta semana conhecerá o segundo finalista.