O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, admitiu hoje que o Benfica “tem mais condições para ganhar o título do que tinha há uma semana atrás”, após o empate 0-0 no ‘clássico’ com o FC Porto.

“A matemática é o que é, faltam quatro jornadas e três pontos, que se traduzem em mais um ponto devido ao confronto direto, naturalmente, à medida que se aproxima do fim e a manutenção dos três pontos, tem mais condições para ganhar o título do que tinha há uma semana atrás”, afirmou Fernando Gomes.

Em Santarém, à margem do Fórum Treinador de Futebol e Futsal, o presidente da FPF reiterou não ter visto o ‘clássico’, por estar presente na final da UEFA Futsal Cup, nem o diferendo posterior entre os técnicos Jorge Jesus e Julen Lopetegui, após o jogo da 30.ª jornada da I Liga.

No entanto, Fernando Gomes considerou que este episódio é algo que “é desejável que não aconteça”, reiterando a necessidade de maior aproximação entre os vários clubes.

“Já dissemos que o futebol português só tem a ganhar se houver, fora da rivalidade que tem de existir dentro de campo, entendimento entre todos os agentes do futebol e naturalmente com Benfica, FC Porto, Sporting e todos os clubes de dimensão, para se entenderem sobre matérias de evolução do futebol português”, acrescentou.

Fernando Gomes realçou a “enorme competência” dos treinadores portugueses, destacando a presença de apenas três treinadores estrangeiros nas competições profissionais nacionais e de quase duas centenas no estrangeiro.

Instado a apresentar as ambições lusas para as fases finais do sub-20 o Mundial, na Nova Zelândia, entre 30 de maio e 20 de junho, e do Europeu de sub-21, entre 17 e 30 de junho, na República Checa, o dirigente prometeu empenho para conquistar um título durante o seu mandato.

“São reconhecidas as qualidades das nossas equipas e temos expetativas para que todas elas tenham belíssimas prestações. Naturalmente, vamos deparar-nos com adversários de índole bastante elevada e, portanto, não deixaremos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para, dentro do nosso mandato, alcançar um resultado positivo, que era a conquista de uma competição”, rematou.