José Couceiro, antigo candidato à presidência do Sporting, assumiu-se hoje “satisfeito q.b.” pela temporada dos leões e defendeu que o título de campeão nacional de futebol ainda não está decidido, mas que o Benfica está bem encaminhado.

“Se me pergunta a mim, enquanto sportinguista, se estou satisfeito, digo que estou satisfeito q.b.. Penso que, com as diferenças que há em relação aos outros dois candidatos ao título, o importante é que haja continuidade de trabalho”, disse à margem do Estoril Open de ténis.

De acordo com o ex-técnico do Estoril-Praia o desempenho de Marco Silva, que considera ter ultrapassado o “primeiro impacto” no banco de um grande “muito bem”, não pode ser avaliado pela conquista ou não Taça de Portugal.

“Nunca colocaria a questão em ganhar e não ganhar, até porque a final da Taça, sendo com o Sporting de Braga ou Rio Ave, é um jogo de tripla. Viu-se o que se passou com o Sporting com a Académica, com o Benfica e o Vitória de Guimarães. Não faço a avaliação de um treinador por um jogo e uma final”, defendeu.

Quanto ao campeonato, Couceiro considera que nada está decidido, mas confessou que se o Benfica não fosse campeão seria uma grande surpresa.

“Para não o ser o Benfica tem de perder quatro pontos em 12 e o Porto ganhar os 12 pontos. É possível que o FC Porto faça o pleno, mas acho muito improvável que o Benfica perca um terço dos pontos, até porque vai jogar muito mais tranquilo, não vai entrar em ansiedade e a equipa vai ter uma tranquilidade maior. Este empate decidiu, em grande parte, o título, apesar de o campeonato não se decidir num jogo”, disse, referindo-se ao clássico de domingo, que acabou 0-0.

Quanto à polémica entre Jorge Jesus e Julen Lopetegui, que tiveram de ser separados no final do jogo no Estádio da Luz, Couceiro considerou que não devia ter acontecido, mas defendeu que a imprensa está a dar demasiada importância ao assunto.

O antigo treinador do FC Porto desvalorizou as duas épocas sem títulos dos ‘dragões’, recordando que a última vez que a equipa “entrou num grande ciclo vitorioso foi depois de ter estado três anos sem ganhar”.

“Foi na altura em que Mourinho chegou ao FC Porto e ganhou a UEFA nos anos seguintes. Os momentos são obviamente diferentes. É sempre um momento duro, difícil quando uma equipa de grande dimensão não ganha, mas acho que quem tem a experiência de todos estes anos tem suficiente calo para imprimir alguma serenidade e perceber que tem continuar o seu caminho para ganhar nos anos seguintes”, completou.