O Conselho do Governo Regional da Madeira deliberou hoje um corte de 10% às subvenções ao desporto profissional e decidiu investir a verba, calculada em cerca de 600 mil euros, na Ação Social Escolar.

O corte entra em vigor na época desportiva 2015/2016 e incide sobre os clubes Marítimo, Nacional, União, Andebol Madeira SAD e CAB (basquetebol).

As verbas resultantes desse corte serão aplicadas na Ação Social Escolar, indo beneficiar mais 16% dos alunos, sendo que atualmente este apoio abrange 50% do universo de estudantes que frequentam as escolas da região.

"Até ao momento existem dois escalões contemplados pela Ação Social Escolar. A ideia, agora, é alargar o apoio a um terceiro escalão", disse o secretário da Educação, Jorge Carvalho, porta-voz do Conselho de Governo.

O executivo regional aprovou, ainda, a adjudicação da empreitada do Cais Norte do Porto do Funchal ao agrupamento constituído pelas empresas Etermar - Engenharia e Construção, S.A e Somague Engenharia, S.A., pelo preço contratual de 3.892.087,93 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor pelo prazo de 210 dias.

O Conselho de Governo aprovou também a "proposta de Decreto Legislativo Regional que altera o regime de concursos para seleção e recrutamento do pessoal docente da educação, dos ensinos básico e secundário e do pessoal docente especializado em educação especial na Região Autónoma da Madeira, a submeter à Assembleia Legislativa da Madeira para aprovação, com processo de urgência".

Este órgão governativo autorizou a celebração de acordos de cooperação com 12 Instituições para o funcionamento do Programa de Emergência Alimentar, atribuindo às mesmas um apoio financeiro, no montante de 520.891,88 euros.

O Conselho do Governo deliberou o pagamento das indemnizações compensatórias relativas ao exercício económico de 2015 no montante global de 5,6 milhões de euros.

O executivo manifestou, por outro lado, "grande apreensão relativamente à decisão dos bancos Millenium e Novo Banco quanto ao encerramento imediato do Hotel Regency Palace" e apela para que seja encontrada uma solução que "não prejudique a imagem e a reputação da Região Autónoma assim como a manutenção dos 110 postos de trabalho ali existentes" já que "a unidade hoteleira tem vindo a apresentar importantes taxas de ocupação".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.