Jorge Jesus e Julen Lopetegui foram os principais protagonistas do último 'clássico' entre Benfica e FC Porto que terminou 0-0. Após um final de jogo 'cinzento' e sem golos na Luz, os técnicos de ambos clubes pareciam cumprimentar-se cordialmente junto à entrada do túnel de acesso aos balneários quando tudo 'descambou' para uma acesa troca de palavras que ia chegando a 'vias de facto', pelo simples de Jorge Jesus não dizer corretamente o nome de Julen Lopetegui.

Ora, a situação entre os dois treinadores foi aproveitada por vários humoristas portugueses, nomeadamente Pedro Acabado, actor e criativo do programa da RTP '5 Para a Meia Noite' que fez uma adaptação de um tema do 'musical' West Side Story que está a tornar-se viral na internet.

Em entrevista ao SAPO Desporto, Pedro Acabado garante que nunca produziu o vídeo com o intuito de 'gozar' com o treinador do FC Porto, e que o fez mais como 'homenagem' a Jorge Jesus, o treinador do seu clube do coração, o Benfica.

"Desde pequenino que vou ao Estádio. Na primeira vez que fui ao Estádio tenho inclusive uma história curiosa porque levei dois cachecóis: um do Beira-Mar, que é o meu segundo clube, pois tenho família em Aveiro, e outro do Benfica. Tinha para aí quatro ou cinco anos, era numa altura que os pequeninos iam muito à bola e tenho ideia de chorar copiosamente, porque o Beira-Mar estava a levar cinco com o golos do Magnusson, que era um dos meus ídolos, mas que ao mesmo tempo estava a espetar cinco na minha equipa e esta é a primeira grande memória no Estádio da Luz", começou por dizer Pedro Acabado.

Questionado sobre como lhe tinha surgido a ideia de musicalizar a 'pega' entre Jorge Jesus e Julen Lopetegui no final do 'clássico', o humorista conta que só dois dias depois dos incidentes é que se lembrou do tema Maria do West Side Story que fala sobre o impacto de um nome.

"Isto surgiu no fim do jogo e quando vi as imagens do Jesus com o Lopetegui, como é óbvio isto deve ter passado pela cabeça de muita gente: 'isto aqui vai dar pano para mangas'. Tudo o que era criativo em Portugal estava louco para mexer naquilo. E logo o primeiro foi o Franco Basto que fez aquele brilhante vídeo com a questão da Anatomia de Grey que ficou maravilhoso e lançou logo o mote. E pronto eu pensei naquilo e deixei aquilo em standby.

Na terça-feira fez-se luz, comecei a pensar naquilo, na questão do nome, o nome, o nome, e lembrei-me do musical do West Side Story e pensei: 'bolas, o Maria é isto. Peguei na letra, comecei a rescrever a letra, sem mudar grande coisa porque a base está quase toda, mas claro no sentido oposto quando o personagem do musical diz que o nome para ele nunca mais será o mesmo, será no sentido de grande paixão pela mulher, pela Maria. Neste caso é o nome que nunca mais será o mesmo para o Jesus porque ele realmente não vai conseguir dizer o nome dele da mesma forma outra vez", revelou o actor ao SAPO Desporto.

"Uma das coisas que eu quis com o vídeo, e há muitas pessoas que felizmente perceberam isso, é que eu estou a brincar com o meu próprio sentido de humor. Estou a brincar com comédia e o vídeo não é um vídeo para benfiquistas e não é um vídeo contra o treinador do Porto, pelo contrário, é mais uma espécie de homenagem ao meu treinador. É uma homenagem ao sentido de humor que caracteriza o Jorge Jesus. Ele tem aquela dificuldade em falar e em dizer as palavras, e tropeçou no nome do treinador do Porto e achei logo que seria um motivo para brincar e fazermos isso para o 5 Para a Meia Noite desde sempre pois temos a capacidade de brincar com os clubes uns dos outros. Eu já brinquei com o Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, com ele próprio no programa. Já brinquei com ele a fazer dele próprio. Já brinquei contra o Benfica e agora brinco com o Jorge Jesus e com o Lopetegui. O futebol gera muitas paixões e vai haver sempre pessoas que vão dizer mal e que estão a dizer mal e que acham que é um vídeo anti-Porto ou anti-Lopetegui, mas de todo, não tem nada a ver com isso", acrescentou Pedro Acabado.

"Nas coisas que mais gosto nos comentários que vou vendo no vídeo é pessoas que dizem: 'Eu sou portista ferrenho e adorei'. Isso foi o momento alto do meu dia, adorei", frisou o humorista e ator do 5 Para a Meia Noite.

Sobre a eventual saída de Jorge Jesus do Benfica, Pedro Acabado assume que gostaria de ver o técnico continuar na Luz, pois para além das competências técnicas que já mostrou o treinador da Amadora é 'uma fonte de criatividade para a comédia'.

"Já pensei na saída do Jorge Jesus várias vezes e cá está há um lado de humor também na minha análise. eu penso que o Jorge Jesus para mim é um grande treinador, para mim era um treinador, como disse o Ricardo Araújo Pereira, que assinava por 20 ou 30 anos, porque para além de gostar dele como treinador, gosto da figura dele. Aquilo é uma fonte de criatividade para comédia, mas para além disso é um grande treinador. Admiro imenso a capacidade de trabalho dele, que é admirável, mas por outro lado já pensei que caso ele saia, e fala-se muito disso, o treinador que eu escolhia para vir para o Benfica seria precisamente aquele que mais me magoou nos últimos anos, ou seja Vítor Pereira. Porque ele já fez o meu treinador ajoelhar no Estádio do Dragão, mas tenho a capacidade de perceber que aquele homem é um excelente treinador, já ganhou em três anos, como treinador, o título de campeão, dois no FC Porto e agora na Grécia, e por isso penso que seria um bom treinador para o Benfica porque é um trabalhar incansável, e lá está a ironia", sentenciou Pedro Acabado ao SAPO Desporto.

Veja o vídeo