Com o apuramento do SC Braga para a final da Taça de Portugal, onde irá defrontar o Sporting, o sexto lugar da Primeira Liga passa a dar acesso à Liga Europa.

O Sporting está prestes a garantir o terceiro posto (falta um ponto) que permite disputar o "play-off" de acesso à Liga dos Campeões.

Já o SC Braga tem também quase garantido o quarto posto. Caso isso aconteça, o sexto lugar da Liga passará a dar acesso à Liga Europa. Os minhotos têm praticamente garantido presença na segunda prova mais importante da UEFA na próxima época e apenas uma "catástrofe" impediria tal feito: os minhotos terminarem em sétimo e perderem a final da Taça para o Sporting.

Para a turma de Sérgio Conceição ficar em sétimo lugar, teria de perder os quatro jogos que faltam e esperar que o Paços de Ferreira conquistasse os 12 pontos em disputa. E mesmo assim os "castores" teriam de recuperar da desvantagem da primeira volta (derrota por 3-0 em Braga).

Na próxima ronda Paços e Braga medem forças, pelo que questão do sexto lugar fica desde logo arrumada.

O sexto posto é ocupado pelo Belenenses com 43 pontos, seguido do Paços Ferreira com 42, do Nacional com 40, do Rio Ave com 39. Marítimo tem 36, Moreirense soma 36 pontos, mais um que o Estoril.