O ex-internacional português Vítor Baía disse hoje manter acesa a esperança de ver o FC Porto sagrar-se campeão nacional de futebol, mas reconheceu favoritismo do Benfica.

Vítor Baía, que falava aos jornalistas à margem do Estoril Open em ténis, frisou que o FC Porto terá de vencer hoje o Vitória de Setúbal, no Bonfim, para manter a pressão sobre o primeiro classificado, o Benfica.

"Ontem [sábado], o jogo de Barcelos era de grande importância para o Benfica, que conseguiu superar essa prova com distinção [5-o] e agora o FC Porto terá de fazer o mesmo em Setúbal e terá de ser assim até ao fim, ainda com esperança de vir alcançar o título. O favoritismo, nesta altura, como é logico, está do lado do Benfica, que tem três pontos de avanço, mas enquanto for matematicamente possível não podemos abandonar essa esperança de voltar a ser campeão", afirmou.

Confrontado com o cenário de o FC Porto arriscar-se a não ganhar nada por mais um ano, o antigo guarda-redes dos ‘dragões’ disse ainda que os adeptos não estão habituados a isso.

"Não estamos habituados a estar sem ganhar dois anos, mas ainda faltam três jogos e como ainda há a possibilidade de ganhar não vou fazer esse tipo de análise", ressalvou.

Sobre a ausência do guarda-redes Fabiano, que está fora da lista de convocados para o jogo de hoje frente ao Vitória de Setúbal, Vítor Baía disse que o motivo "diz respeito ao treinador e à equipa", rejeitando o argumento de que o brasileiro terá sido "culpado" na goleada por 6-1 frente ao Bayern de Munique, na eliminatória da Liga dos Campeões.

"Tenho a certeza que não foi [o culpado da goleada em Munique]. Foi um jogo em que toda a equipa esteve num dia menos bom e daí o resultado ter sido o que foi e foi pena porque foi uma possibilidade extraordinária de passar às meias-finais, mas não deu. Do outro lado também estava uma das melhores equipas do mundo. Tínhamos uma esperança muito grande, depois do primeiro jogo em casa, mas não deu. É um assunto arrumado", concluiu.