O Benfica venceu o Penafiel por 4-0 em encontro da 32.ª jornada da Primeira Liga disputado este sábado no Estádio da Luz. Os golos do triunfo foram apontados por Lima (8' e 62'), Jonas (30') e Pizzi (60').

Desde há umas semanas para cá, Jorge Jesus fala do trajeto do Benfica no campeonato como se de uma grande volta do calendário velocipédico se tratasse. E hoje foi dia de sprintar, queimar mais uma etapa, e ficar a apenas três pontos da meta final (caso o FC Porto vença o Gil Vicente este domingo) onde o técnico quer chegar em primeiro.

O Benfica não sprintou desde o primeiro minuto como tem habituado os seus adeptos nos jogos no Estádio da Luz, preferindo fazer uma gestão do seu esforço, acabando por ir de menos a mais, o que equivale a dizer golear o adversário.

Com "gregários" como Maxi Pereira e Salvio tudo se torna mais fácil para que os "chefes de fila" possam brilhar e assim foi nesta primeira parte. Apesar da boa entrada do Penafiel, bastaram oito minutos para o uruguaio, que marcou dois golos no último encontro, acelerar na ala direita e cruzar com a precisão de um relógio para a cabeça de Lima que não perdoou e fez o primeiro golo do jogo.

Depois, o ritmo da equipa voltava a abrandar, também não parecia ser preciso mais perante uma equipa de Carlos Brito que mostrou vontade, e apenas isso sem incomodar Júlio César.

Aos 30 minutos foi o outro gregário da ala direita, Salvio, regressado de lesão, a fazer brilhar Jonas que com um remate certeiro fez o segundo para a formação da casa e contabilizou o seu 18.º no campeonato, igualando Jackson Martínez.

Até ao intervalo, mais umas quantas acelerações como se estivessemos perante as tais metas volantes que surgem pelo caminho. Jonas (38') rematou para boa defesa de Haghighi e Lima (45') atirou de cabeça ao poste.

Do Penafiel apenas um remate para amostra e para fora nesta primeira parte, pouco para quem não queria ver confirmada a descida de divisão.

Na segunda parte, mais do mesmo. Um Benfica que começou por gerir e dar a posse de bola ao adversário, mas quando quis alterou as mudanças, pedalou a fundo e marcou mais dois golos.

Lima serviu Pizzi (60') à entrada da área e este rematou colocado para o terceiro dos encarnados. Dois minutos depois o mesmo brasileiro (62') aproveitou um mau atraso de Romeu para pegar na bola, contornar o guarda-redes e aumentar a contagem para 4-0.

O Penafiel via ir por água abaixo a ténue esperança que ainda pudesse ter de não descer já hoje de divisão, o Benfica entusiasmou-se e sprintou mais um pouco, ao ponto de nas bancadas se ouvirem os olés.

Depois, a equipa rolou até final, sabendo que ganharia mais esta etapa e ficaria mais perto da meta que os 57540 espectadores presentes no Estádio da Luz querem que chegue o mais depressa possível.

O Benfica lidera o campeonato com 81 pontos, estando com seis de vantagem sobre o FC Porto, enquanto o Penafiel mantém os 19 pontos e a última posição da competição.