O Benfica pode selar, este domingo, o 34.º título nacional de futebol em Guimarães, onde venceu 53,6 dos jogos para o campeonato, marcou o golo 5.000 na prova e perdeu Fehér, num dos maiores dramas da sua história.

A 25 de janeiro de 2004, o jovem jogador húngaro, de 24 anos, perdeu a vida em pleno relvado do Estádio D. Afonso Henriques, de morte súbita, num momento trágico, arrepiante, acompanhado por muitos em direto, via SportTV.

Depois de sorrir ao árbitro Olegário Benquerença, que lhe mostrara um amarelo, Fehér debruçou-se sobre si próprio e caiu fulminado no relvado, para desespero de todos à sua volta, que logo pressentiram o pior.

Entre todos os 69 encontros do Benfica para o campeonato em Guimarães este foi, sem dúvida, o momento mais marcante, numa história iniciada em 1941/42, a época de estreia dos vimaranenses no principal campeonato luso.

Os minhotos começaram por ser anfitriões no Campo da Amorosa, para assentarem em 1965 no municipal minhoto, que o Benfica visitou pela primeira vez na 26.ª e última ronda do ‘nacional’ 1965/66: já campeão, venceu por 2-1.

Já remodelado, em 2003, para receber jogos do Europeu de 2004, o D. Afonso Henriques viu o golo 5.000 dos ‘encarnados’ no campeonato, apontado a 02 de novembro de 2008, aos 18 minutos de jogo, pelo central brasileiro Sidnei.

Segundo algumas publicações, este número ‘redondo’ foi conseguido, três minutos antes, pelo avançado hondurenho David Suazo, por ‘culpa’ de um golo de Carlos Manuel em Braga, a 31 de maio de 1987, que veio a ser anulado.

Nesse jogo, da ronda final do nacional 1986/87, conquistado pelos ‘encarnados’, estava em 1-1 quando se registou uma invasão de campo, que não permitiu que o encontro terminasse e levou a FPF a punir as duas equipas com derrota por 3-0.

As ‘polémicas’ do Benfica em reduto minhoto não se ficam por aqui, pois, recentemente, na época passada, a 22 de setembro de 2013, Jorge Jesus acabou por se envolver com um polícia, no final do jogo, na tentativa de ‘safar’ um adepto, que invadira o campo para festejar com os jogadores.

O encontro terminou com o triunfo dos ‘encarnados’ por 1-0, graças a um tento do paraguaio Oscar Cardozo, e a atitude de Jesus custou-lhe, na justiça desportiva, uma suspensão de 30 dias e uma multa de 5.355 euros.

No que respeita ao balanço dos encontros, o Benfica venceu mais de metade, mais precisamente 37, contra 18 do Vitória de Guimarães, num confronto que terminou empatado em 14 ocasiões,

Os ‘encarnados’ também mandam no que respeita ao total de golos, ao somarem mais 41 (123-82), sendo que, nas últimas 10 visitas, venceram sete vezes, incluindo uma goleada de 4-0 em 2012/13, com tentos de Cardozo, Garay, Salvio e Rodrigo.

Para conquistar domingo, na 33.ª ronda da I Liga 2014/15, o seu 34.º título nacional, o Benfica tem de vencer o Vitória de Guimarães ou, pelo menos, somar o mesmo número de pontos que o FC Porto conseguir face ao Belenenses, no Restelo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.