O Benfica dispõe hoje da primeira oportunidade de assegurar matematicamente a conquista do seu 34.º título de campeão nacional de futebol, caso vença na visita ao Vitória de Guimarães, na 33.ª jornada.

Com apenas seis pontos em disputa, os `encarnados´ estão com três de avanço para o FC Porto, sobre quem têm vantagem direta, pelo triunfo 2-0 no Dragão e empate 0-0 em casa.

O objetivo será igualmente conseguido pela equipa de Jorge Jesus se obtiver melhor ou resultado idêntico ao do FC Porto, que, à mesma hora (18:00), joga no estádio do Restelo com o Belenenses, que se encontra ainda na luta pelo sexto lugar, que dá acesso à Liga Europa.

Enquanto o Benfica pode depender apenas de si próprio para conquistar o campeonato, o FC Porto precisa de vencer os dois desafios que lhe restam e esperar que os lisboetas `escorreguem´ nas duas partidas que lhes faltam.

O Vitória de Guimarães já tem a situação definida, com o regresso às competições europeias.

Além da luta a dois pelo título, a ronda está marcada pela intensa luta pela vaga que resta para a Liga Europa, com Paços de Ferreira, Belenenses, Rio Ave, Marítimo e Nacional ainda na corrida, bem como pela luta pela manutenção, com o Gil Vicente ainda com algumas esperanças em conseguir manter-se.