Se Lima "mata" e Jonas "esfola", que dizer de Nico Gaitán e Eduardo ‘Toto’ Salvio? A dupla de argentinos assumiu um papel preponderante na manobra ofensiva do Benfica, não só pela dinâmica que imprimiram nos flancos, mas também pela sua participação nos golos dos "encarnados".

Salvio e Gaitán foram responsáveis diretos por 14 golos do Benfica na Primeira Liga, o que equivale a 16 por cento do total dos tentos apontados. Salvio está a fazer uma das suas melhores épocas de "águia" ao peito, onde leva nove golos marcados na Primeira Liga (os mesmo de Talisca). Só Jonas (18) e Lima (17) marcam mais.

Nico Gaitán apenas fez quatro golos mas tem-se destacado num capítulo importante. Ninguém serve os colegas melhor que o esquerdino. Em termos absolutos, Gaitán é o jogador com mais assistências na Liga, tendo já feito 12 passes para golo.

Nesse capítulo também Salvio tem estado em destaque, contribuindo com nove passes para os colegas marcarem. O argentino tem o mesmo número de assistências de Ukra e Carrillo, sendo que apenas é batido pelo colega do lado contrário do ataque "encarnado".

Nos 27 jogos que Salvio fez pela Liga, foi suplente apenas num deles. O extremo de 24 anos soma 2292 minutos, ao passo que Gaitán apenas fez 1967 minutos nos 25 jogos em que participou. Ambos os argentinos falharam alguns encontros devido a lesão, sendo que Gaitán foi o que mais vezes esteve fora das opções de Jorge Jesus.

No capítulo do golo, como já foi referido, Salvio tem sido mais preponderante. Marcou aos Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal, Arouca, Nacional, Belenenses, Marítimo (2), Estoril e Rio Ave, ao passo que Gaitán fez o gosto ao pé frente ao Sporting, Académica, Gil Vicente e Vitória de Guimarães.

Os dados estatísticos ajudam a perceber a forma de atuar dos dois extremos. Sendo homens dos corredores, atuam de forma diferente, tirando partido das suas qualidades. A capacidade técnica e inteligência de Gaitán permite-o, muitas vezes, jogar mais para dentro, onde aparece a organizar o ataque e a desequilibrar as defesas contrárias, com passes "mortíferos" para os colegas.

Salvio tem mostrado faro para golo porque não se limita a ficar em zonas laterais. A dinâmica atacante do Benfica permite-lhe muitas vezes aproveitar as subidas dos dois avançados até a zona do meio-campo, arrastando defesas com eles, para fazer diagonais e aparecer em zonas de finalização, quase sempre tirando partido de defesas muito subidas que depois ficam expostos a passes nas costas. A velocidade do extremo, aliado a sua capacidade de decisão fez a diferença em nove ocasiões.

Salvio também aparece muitas vezes ao segundo poste a finalizar centros do lado contrário, sendo que já fez alguns golos de cabeça.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.