Diz o ditado futebolístico que "o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos". É o caso deste Benfica que se prepara para ter o melhor desempenho defensivo na era Jorge Jesus.

O Benfica tem a melhor defesa da Liga com 15 golos sofridos em 32 jogos. Os "encarnados" mantiveram a baliza intacta em 19 encontros, o que quer dizer que não sofreram golos em 59,3 por cento dos jogos.

Para esta atuação muito contribuiu o Estádio da Luz, uma autêntica fortaleza para o Benfica. Apenas em quatro ocasiões os "encarnados" foram buscar a bola no fundo das redes. O último a marcar um golo a Júlio César foi Rafael Lopes, jogador que fez o tento de honra da Académica na goleada por 5-1 sofrida na Luz. Os quatro golos sofridos em casa fazem desta defesa a melhor do Benfica desde que Jesus assumiu a equipa em 2009, altura em que acabou a época com seis golos sofridos na Luz.

Esta é, aliás, a melhor média de golos sofridos da história do Benfica para a Liga. A melhor época foi a de 1969/1970 quando os "encarnados" sofreram três golos em 13 jogos em casa (média de 0.23), numa altura em que o campeonato só tinha 26 jornadas.

Mas não é só no capítulo defensivo que a defesa do Benfica se vem destacando. O quarteto formado por Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu tem mostrado uma "veia goleadora" fora do comum. Os quatro marcaram 17 golos esta época, 13 deles na Primeira Liga, com destaque para Maxi, autor de cinco. Luisão, Jardel e Eliseu somam quatro golos cada. Os 17 tentos esta temporada fazem desta a defesa mais goleadora nos seis anos que Jesus leva de águia ao peito.

Além dos golos marcados, os laterais também destacam-se quando sobem no terreno, participando nas jogadas ofensivas da equipa. Maxi é o mais eficaz e já fez seis passes para golo. Parte dessa estabilidade defensiva foi conseguida graças a experiência do quarteto mencionado, os mais utilizados por Jesus esta época.

Júlio César (35), Maxi (30), Luisão (34), Eliseu (31) e Jardel (29) já levam vários jogos nas pernas e a experiência ganha com o tempo permite-lhes ter estabilidade e manter a baliza intacta. A este propósito, de referir que o Benfica tem a equipa com uma média de idades mais alta da Liga, com 28,68 anos, isso tendo em conta o onze mais utilizado. Em termos comparativos, o Sporting (24,69 anos) tem a segunda equipa mais jovem (atrás do V. Guimarães), seguido do Nacional e do FC Porto (24,93 anos). Um dado a mostrar que a experiência ainda é um posto.

Júlio César (21 jogos), Eliseu (24), Luisão (27), Jardel (29) e Maxi Pereira (30 jogos) ergueram um verdadeiro muro à frente da baliza, que irá entrar na história do Benfica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.