A agressão de um agente da PSP a um adepto do Benfica em Guimarães continua na ordem do dia com uma nova revelação: o subcomissário da polícia de Guimarães trocou bastão normal por um de aço na agressão a adepto do Benfica.

De acordo com o jornal Público, o subcomissário da polícia de Guimarães trocou um bastão normal por um de aço na agressão a adepto do Benfica junto ao Estádio D. Afonso Henriques. As imagens da CMTV que estão a chocar não só Portugal, mas também o mundo inteiro, são reveladoras do uso excessivo por parte do agente da PSP, que não deveria ter usado um bastão de aço naquela situação.

Segundo a informação veiculada pelo referido diário, o bastão de aço serve "para partir vidros de automóveis em caso de emergência ou é utilizado em situações de grande violência — e, em último caso, antes do recurso à arma de fogo".

"Os agentes não podem atingir zonas letais do corpo com bastões de aço, por causa do perigo que isso representa. Tratando-se de uma arma proibida, de acordo com a lei das armas, apenas pode ser manuseada por agentes da autoridade", pode ler-se no referido jornal.

As images da agressão do subcomissário da polícia de Guimarães a um adepto do Benfica nas imediação do Estádio D. Afonso Henriques estão a gerar a indignação em Portugal tendo sido aberto um inquérito no Ministério Público para apurar os factos.