A Oferta Pública de Obrigações do FC Porto, cujos resultados foram hoje apresentados na Bolsa de Lisboa, rendeu à SAD do clube um valor recorde de 45 milhões de euros, naquele que foi o sétimo empréstimo obrigacionista dos portistas.

Segundo os dados disponibilizados pela ‘praça portuguesa’, a procura das obrigações do clube ultrapassou 2,44 vezes a oferta, tendo sido contabilizados um total de 4.778 investidores, todos eles portugueses.

Com o preço da cada obrigação fixado em cinco euros, cada investidor foi obrigado a adquirir no mínimo 20 obrigações (100 euros), sendo que, no total, foram transacionadas 21.994.670 obrigações que resultaram no maior encaixe de sempre da SAD ‘portista’, num total de 45 milhões de euros.

O empréstimo começa a contar a 26 de maio e o pagamento da taxa de juro é feito semestralmente, a 26 de maio e 26 de novembro, sendo o reembolso final feito a 26 de maio de 2018.

O sétimo financiamento obrigacionista dos ‘dragões’, inicialmente previsto em 40 milhões de euros e limitado a 50, acabou por ser fixado em 45 milhões, e traz, segundo Fernando Gomes, administrador da SAD do clube, vantagens ao clube, que assim se financia com taxas de juro inferiores às praticadas na banca portuguesa, ou seja, com uma taxa de 5%.

Fernando Gomes congratulou-se com o sucesso da operação, admitindo que este tipo de financiamento junto de pequenos investidores é um método que o clube pretende continuar a seguir, de forma a diminuir a exposição à banca.

Segundo o administrador portista, destes 45 milhões de euros, 30 serão para pagar o anterior empréstimo obrigacionista, que agora vence, enquanto os 15 restantes terão como objetivo diminuir o nível de dependência bancária, tendo em vista manter os mesmos níveis de financiamento.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.