O guarda-redes do Sporting, Rui Patrício, não vai defrontar o Rio Ave na última jornada da I Liga de futebol por opção de Marco Silva e vai falhar um encontro após 8.370 minutos e 93 jogos consecutivos nesta competição.

O titular da baliza do Sporting foi totalista para o campeonato nas duas últimas épocas, em 2012/13 e 2013/14, e só não volta a sê-lo em 2014/15 porque o treinador dos ‘leões’, Marco Silva, decidiu não o convocar para o jogo de sábado em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, da 34ª e última jornada da Liga.

Na convocatória, a opção do treinador dos ‘leões’ recaiu em Marcelo Boeck, habitual número dois, e no jovem Luís Ribeiro, habitual titular da equipa ‘B’.

Rui Patrício estreou-se na equipa sénior do Sporting a 19 de novembro de 2006, na Madeira, e a última vez que o internacional português não jogou o encontro todo foi a 12 de maio de 2012, diante do Sporting de Braga, tendo saído perto dos 90 minutos para dar lugar ao guardião Tiago, que nesse dia terminou a carreira.

Na época 2013/14 só dois jogadores, os guarda-redes Ricardo, da Académica, e Adriano, do Gil Vicente, além de Rui Patrício, tinham sido totalistas ao cumprir os 2.700 minutos para o campeonato.

Na época anterior, 2012/13, Ricardo e Rui Patrício já tinham sido totalistas, mas foram então acompanhados por outros três guarda-redes – Rui Rego (Beira-Mar), Artur (Benfica) e Cássio (Paços de Ferreira) – e pelo avançado ‘leonino’ Ricky van Wolfswinkel.

Em 2013/14, e depois de Gottardi (Nacional) ‘perder o comboio’ na 30.ª e última ronda, ao ser suplente não utilizado, apenas três guarda-redes acabaram a prova como totalistas, algo que nenhum jogador de campo conseguiu.

Ainda assim, e mesmo não tendo jogado os 2.700 minutos, o avançado brasileiro Derley, então no Marítimo, hoje jogador do Benfica, foi titular nos 30 encontros, rumo ao segundo lugar na lista dos melhores marcadores, com 16 golos.

Por seu lado, nessa mesma época, mais três jogadores ofensivos cumpriram os 30 jogos, não sendo sempre titulares, entre eles o ‘rei’ dos marcadores pelo segundo ano consecutivo, o colombiano Jackson Martinez (FC Porto), que apontou 20 tentos.

Os outros jogadores que participaram em todas as jornadas da I Liga 2013/14 foram o venezuelano Mário Rondon, do Nacional, e o também colombiano Felipe Pardo, do Sporting de Braga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.