O Jamor está aí à espreita e Nani está bem consciente do papel que terá na final. O número 77 vai despedir-se dos adeptos leoninos no encontro com o Sporting de Braga e, a julgar pelo que fez em Vila do Conde, está "com a corda toda" para ajudar o Sporting a conquistar a tão desejada Taça de Portugal no próximo domingo.

O encontro entre Rio Ave e Sporting tinha todos os fatores necessários para ser um jogo com pouco interesse. De nada contava em termos de objetivos das duas equipas e colocava frente a frente duas formações que, depois de uma época extremamente longa (o Rio Ave jogou 57 vezes e o Sporting 54), já suspiram por férias.

De forma talvez um pouco surpreendente, no entanto, viu-se bom futebol no Estádio dos Arcos. Um Sporting bastante remodelado fez questão de assumir o papel de protagonista diante do Rio Ave, mas os vilacondenses também tinham alguns truques na manga. No primeiro tempo, em particular, o Rio Ave assustou Marcelo Boeck em várias ocasiões e só não marcou…porque não calhou. Duas bolas foram ao ferro, outras foram defendidas pelo habitual suplente de Rui Patrício. O vento jogava a favor da equipa da casa, que também procurava terminar a temporada em alta.

Só que no segundo tempo o Sporting tomou conta do jogo, passou a suprimir as jogadas ofensivas do Rio Ave mesmo antes de elas sequer nascerem, e conquistou o direito a vencer o jogo. Com um forte cabeceamento após cruzamento de qualidade de Jonathan, Nani permitiu aos "leões" terminar uma segunda volta de grande qualidade com três pontos.

O "filho pródigo" de Alvalade, que deixou toda uma nação sportinguista em euforia quando regressou ao clube que o formou, está novamente de partida para Inglaterra, mas o empréstimo fez-lhe bem a todos os níveis. Só deverá ir a Manchester "fazer escala" antes de ser vendido a outro clube, mas irá certamente sujeitar-se a todo esse processo de negociação com o sorriso no rosto que tem exibido em todos os jogos de leão ao peito e que poucas vezes surgia com a camisola dos "red devils" vestida.

Quanto ao Sporting, termina a temporada numa posição que não era aquela com que os adeptos sonhavam, mas que se adequa àquilo que a equipa de Marco Silva demonstrou. O arranque inconstante acabou por hipotecar as esperanças dos "leões" a nível do título, como o próprio Marco Silva veio a admitir, mas a final da Taça de Portugal poderá levar para Alvalade um troféu que os "leões" não vencem desde 2008 e que, em caso de vitória, permitirá aos sportinguistas pintar as ruas do país de verde-e-branco.