O treinador Quim Machado, depois de se sagrar campeão da II Liga de futebol pelo Tondela, foi hoje apresentado como sucessor de Bruno Ribeiro no comando do Vitória de Setúbal para 2015/16.

O treinador, de 48 anos, que assinou para 2015/2016 e com mais uma época de opção, disse na lotada sala de imprensa do Estádio do Bonfim, perante cerca de meia centena de adeptos, que tem pela frente o projeto mais ambicioso da sua carreira.

"Sem dúvida é o maior desafio da minha carreira. Os clubes que treinei não tinham, nem de perto nem de longe, a dimensão do Vitória. Todos por onde passei me merecem respeito, mas não se pode comparar o Vitória ao Desportivo de Chaves, Tondela ou Feirense, por exemplo", referiu.

Ladeado pelo presidente do clube sadino Fernando Oliveira e pelo vice-presidente Diogo Boa-Alma, Quim Machado explicou por que preferiu os sadinos a outras propostas que tinha em mãos.

"Gosto de projetos difíceis. Surgiram algumas propostas para o estrangeiro, mas todas as pessoas com quem falei, depois do convite do Vitória, disseram-me que o clube não é grande, é enorme", referiu.

O técnico confessou-se "feliz" por treinar os setubalenses: "Trata-se de um clube centenário e com uma história enorme. Faz hoje 10 anos que o Vitória conquistou a sua última Taça de Portugal [2-1 na final com o Benfica]. O nome do clube diz tudo. Sinto-me orgulhoso por ter sido convidado para este projeto."

Questionado sobre a forma como espera evitar a aflição vivida este ano - o clube garantiu a permanência na I Liga na penúltima jornada -, Quim Machado apontou o caminho.

"Temos de pensar que é sempre possível fazer melhor. Com trabalho e humildade vamos formar um grupo forte e unido. A partir daí, as condições estão reunidas para conseguirmos bons resultados e olharmos para os lugares do meio da tabela para cima", afirmou.

Fernando Oliveira garantiu que o nome do novo timoneiro esteve sempre no topo das preferências para suceder a Bruno Ribeiro.

"Quim Machado foi a nossa primeira e única opção. É ambicioso, campeão e simples, características que se assemelham às do nosso clube", considerou o dirigente.

A equipa técnica tem já confirmados os nomes de Tiago Oliveira (preparador físico), Carlos Ribeiro (treinador de guarda-redes) e Paulo André Oliveira (adjunto), estes dois últimos já se encontravam a trabalhar no clube.