A Futebol Clube do Porto SAD registou um lucro de 553 mil euros no trimestre de 1 de janeiro a 31 de março, uma melhoria face aos 9,4 milhões negativos apresentados em igual período do exercício anterior.

A comunicação da SAD do FC Porto à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) realça ainda a integração da EuroAntas, sociedade cuja principal atividade é a exploração do Estádio do Dragão, no perímetro de consolidação da FC Porto – Futebol, SAD, considerando que esta tem um impacto "reduzido em termos de resultados, mas bastante significativo na situação patrimonial do grupo".

De acordo com a SAD portista, o capital próprio consolidado atingiu os 55,1 milhões de euros em 31 de março, com a integração da EuroAntas e com o aumento de capital social da FC Porto – Futebol, SAD em 37,5 milhões de euros, mediante a emissão de ações preferenciais sem voto. Na sequência daquele aumento do capital, que foi integralmente subscrito pelo Futebol Clube do Porto, o capital social da Sociedade ascende agora ao valor total de 112,5 milhões de euros.

A SAD do FC Porto realça ainda que os proveitos operacionais, excluindo passes dos jogadores, cresceram 4,1 milhões de euros face ao período homólogo, atingindo agora os 20 milhões, justificados com o incremento das receitas obtidas pela participação nas provas europeias.

Já os custos operacionais, excluindo custos com passes de jogadores, aumentaram 14%, equivalente a 3,5 milhões de euros, acompanhando o acréscimo dos custos com o plantel. A SAD salienta, no entanto, o facto de, no tereceiro trimestre deste exercício, terem sido registados os prémios associados à performance desportiva da equipa nas competições europeias, nas quais atingiu os quartos de final da Liga dos Campeões.

Os resultados com transações de passes de jogadores atingiram os 22,9 milhões de euros neste trimestre, o que representa um crescimento de 13,5 milhões de euros face ao período homólogo, justificando o FC Porto que o facto se deve principalmente à mais-valia obtida com a venda dos direitos desportivos do jogador brasileiro Danilo ao Real Madrid, por 31,5 milhões de euros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.