O selecionador de Cabo Verde, Rui Águas, anunciou hoje a lista de convocados para o jogo de abertura do Grupo F de apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN), que inclui cinco jogadores que atuam no futebol português.

Ken (União da Madeira), Babanco (Estoril-Praia), Sérgio Semedo (Gil Vicente), Tom (Oriental) e Brito (Boavista) fazem parte do lote de 21 convocados do técnico português para o embate com São Tomé e Príncipe, a 13 de junho, a disputar no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

William, guarda-redes do Derby de São Vicente, e Rudy, avançado do Spartak do Fogo, são as novidades na lista de convocados e, com Vozinha e Calú (ambos do Mindelense), compõem o quarteto de jogadores que atuam no campeonato de Cabo Verde, número que não era atingido há vários anos.

Além das duas seleções lusófonas, o Grupo F de apuramento para a CAN/17, a disputar em 2017 no Gabão, é integrado por Marrocos e pela Líbia, que disputam o outro jogo da primeira jornada.

A fase de qualificação para a 31.ª edição da CAN conta com 13 grupos, cujos vencedores se apuram diretamente para a fase final, bem como os dois segundos melhores classificados.

Em relação às restantes seleções lusófonas Angola está no Grupo B, juntamente com Madagáscar, República Democrática do Congo e República Centro-Africana, enquanto Moçambique terá pela frente o Gana, Ruanda e Maurícias, no Grupo H.

À procura da sua primeira presença numa CAN, a Guiné-Bissau vai defrontar a Zâmbia, o Congo e o Quénia, no Grupo E.

Lista de convocados:

- Guarda-redes: Ken (Nacional/Por), William (Derby de São Vicente) e Vozinha (Mindelense de São Vicente).

- Defesas: Carlitos (AEL Limassol/Chp), Stopira (Videoton/Hun), Jeffrey (DFC Dordretch/Hol), Kay (Universidade Craiova/Rom), Steven Fortes (Le Havre/Fra), Vally (Clube Progresso de Lunda Sul/Ang) e Nivaldo (Dínamo de Minsk/Bie).

- Médios: Calú (Mindelense de São Vicente), Babanco (Estoril-Praia/Por), Nuno Rocha (Universidade Craiova/Rom), Sérgio Semedo (Gil Vicente/Por) e Tom (Oriental/Por).

- Avançados: Djanini (Santos Laguna/Mex), Odair Fortes (Reims/Fra), Brito (Boavista/Por), Rudy (Spartak do Fogo), Garry Mendes (Elche/Esp), Júlio Tavares (Dijon/Fra) e Heldon (Córdoba/Esp).