Apesar dos sucessos desportivos, Jesus e Marco Silva vão abandonar Benfica e Sporting depois de terem conquistado Campeonato e Taça de Portugal, respetivamente. O treinador de 60 anos deve assinar com o Sporting. Já Rui Vitória deve rumar à luz.

Estoirou a maior bomba deste defeso. Marco Silva vai sair do Sporting e Jorge Jesus vai rumar a Alvalade. Ainda este domingo, no final da épica Taça de Portugal entre Sporting e Sp.Braga, Marco Silva confessava que queria ficar no Sporting, sublinhando que tinha mais três anos de contrato. Contudo o destino do técnico já estava traçado. A não relação com o presidente do Sporting já durava há muito tempo e a especulação constante da saída do treinador já anunciava o divórcio. Na quinta-feira à noite, o Sporting chegava a acordo com o Jorge Jesus, prometendo-lhe pagar 2,9 milhões de euros.

Estaremos perante uma mudança de paradigma em Alvalade? Jorge Jesus sempre se recusou a apostar na formação e terá sido essa uma das razões que levou à sua saída do Benfica. Luís Filipe Vieira terá confrontado o técnico de que para a assinatura de um novo contrato com o clube da Luz, - recorde-se que JJ encontrava-se em final de contrato com clube da luz - , teria que abdicar de parte do salário e comprometer-se a apostar na formação encarnada e a conviver com um orçamento mais reduzido. Estas foram as condições de Vieira, mesmo tendo em conta de que o técnico deixa o Benfica depois de seis épocas recheadas de títulos (10 títulos entre os quais três campeonatos). Perante a indignação no reino da águia, o Sporting voltou a dar uma garrada ao Benfica, depois do verão quente de 1993, quando o clube de Alvalade trouxe para a sua equipa dois jogadores do Benfica, Pacheco e Paulo Sousa, e anos mais tarde com a vinda de João Vieira Pinto para o Sporting, depois de ter sido despedido pelo presidente João Vale e Azevedo.

Os Leões apresentaram ao técnico um plano ambicioso, que se traduz num forte investimento na equipa que permita lutar pela conquista de grandes títulos. JJ disse sim e cumpre-se o sonho de Virgolino Jesus, pai de Jorge Jesus, que sempre desejou ver o filho a treinar o Sporting. O treinador já terá exigido a saída de Bruno Carvalho do banco de suplentes e de Augusto Inácio. Jorge Jesus deverá ser apresentado no dia 1 de julho.
Já esta quinta-feira à tarde, o Sporting anunciou a rescisão de contrato com com Marco Silva, alegando justa causa. Resta saber qual vai ser o destino…

Também no Seixal se navegaram em águas agitadas. Foi proibida a entrada da equipa técnica de Jorge Jesus no centro de treino depois da eminente saída para o Sporting. Já a equipa de comunicação dos encarnados retirou a fotografia de Jorge Jesus da imagem tridimensional do bicampeonato. O diretor de comunicação das águas também arrasou o treinador português. "Sou grato a Jesus! Para o ano vamos ter treinador comprometido com o Benfica e não apenas com o seu ego e conta bancária!". Ao final desta tarde, o Benfica anunciou que falharam as negociações para a renovação com o treinador Jesus.

O próximo técnico bem poderá ser Rui Vitória. O antigo treinador da equipa B encarnada e ainda técnico do Vitória de Guimarães, vencedor já de uma Taça de Portugal com os vimaranenses, deve estar a caminho da luz. O negócio deve ser oficializado nas próximas horas. Por ironia do destino, o pobre virou o rico de um minuto para o outro. O clube recém-patrocinado pela milionária Emirates não renovou com o técnico que ganhou o título de campeão nacional, por achar que este alegadamente ganhava demais. Do outro lado da Segunda Circular, Marco Silva foi despedido depois de uma época em que conquistou a Taça de Portugal e o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O técnico sai valorizado embora pareça neste momento improvável que rume ao Benfica.

E tudo isto, temos a Supertaça Cândido Oliveira já em agosto. Veremos se não se vai tratar do duelo Benfica - Sporting, ou do duelo Marco Silva (Benfica) vs Jorge Jesus (Sporting). Se tal suceder seria sem sombra de dúvida um dos duelos mais apaixonantes dos últimos anos. Ainda faltam duas questões por responder no meio desta salganhada: As oficializações de Jorge Jesus e Rui Vitória, como treinadores do Sporting e Benfica, respetivamente. O destino de Marco Silva também é uma das incógnitas da pré-época.

Já esta noite, o presidente do Benfica pronunciou-se sobre este caso.

“Desiludido mas não surpreendido. Estou determinado em continuar a ganhar. Não há insubstituíveis nesta casa, mesmo que alguns pensem que o são. Não tenho nenhum pré-acordo com ninguém, mas tenho uma ideia muito clara do que quero para o Benfica”, referiu Luís Filipe Vieira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.