O treinador Sérgio Conceição afirmou esta terça-feira estar de consciência tranquila em relação às acusações feitas pelo Sporting de Braga à sua conduta e que culminaram com um processo disciplinar tendo em vista o seu despedimento por justa causa.

Num comunicado enviado à agência Lusa pelo seu advogado, Tiago Rodrigues Bastos, o técnico começa por referir que as notícias divulgadas transmitem "uma versão dos acontecimentos deturpada, falsa e profundamente atentatória da [sua] dignidade pessoal e profissional".

"Em defesa da sua honra e por respeito por todo o grupo de trabalho, pelos adeptos do Sporting de Braga e do futebol, pelos seus apoiantes e pela sua família", o treinador diz-se de "consciência perfeitamente tranquila, com a noção de ter cumprido cabalmente as suas funções de treinador principal do Sporting de Braga, com zelo e inexcedível lealdade para com o clube e todos os seus adeptos".

O treinador lamenta o "ataque brutal ao seu caráter por parte de quem de perto testemunhou o seu empenho e lealdade para com o clube", mas agradeceu ao clube "a honra que lhe proporcionou de ter liderado a sua equipa de futebol na época 2014/2015".

Segundo Sérgio Conceição, os adeptos, jogadores, equipa técnica, funcionários e dirigentes do Sporting de Braga "não confundem determinação, frontalidade, garra e espírito combativo (só merece festejar quem tem a capacidade de sofrer) com autoritarismo, agressividade ou caráter conflituoso, muito menos com falta de lealdade", tal como ele "não esquece a grandeza do clube e todo o apoio da massa associativa do Braga por causa do que lhe sucedeu nos últimos dias".

Revela ainda a nota que o treinador estava "já a preparar a época seguinte com a mesma determinação" e "assim continuará a agir até ao último dia em que for o treinador do Sporting de Braga".

"Quanto ao resto, o Sérgio Conceição acredita que a verdade virá ao de cima e que as instituições próprias de um Estado de direito democrático a quem caberá fazer a justiça deste caso se encarregarão de limpar o seu bom nome e punir quem prevaricou", pode ler-se.

O treinador garante ainda que lutará "por todos os seus direitos e, fundamentalmente, pelo direito ao bom nome e à consideração que por todos lhe é devida, mas não será ele a alimentar na praça pública a discussão sobre um procedimento para o qual não encontra qualquer explicação válida e séria".

Na segunda-feira, a SAD do Sporting de Braga instaurou um processo disciplinar a Sérgio Conceição tendo em vista o seu despedimento com justa causa, acusando o técnico de insultar e ameaçar agredir o presidente 'arsenalista', António Salvador.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.