O Benfica prepara-se para entrar numa das épocas mais decisivas da sua história recente. Depois de seis anos no clube e de se sagrar bicampeão, Jorge Jesus mudou-se para o rival Sporting. Luís Filipe Vieira apostou em Rui Vitória, ex-técnico do V. Guimarães, para dar continuidade ao projeto do clube.

O clube da Luz já está a preparar a próxima temporada, com a contratação de vários jogadores. Ederson, Marçal, Pelé, Diego Lopes, Mehdi Carcela, Jhon Murillo e Taarabt já foram confirmados e muitos outros poderão chegar a Luz.

Do atual plantel muitos são os jogadores que podem deixar o clube. Depois de uma época espetacular, tudo indica que Gaitán irá deixar a Luz, numa altura em que o clube pretende fazer um bom encaixe com a sua venda. Salvio é outro jogador que poderá sair, embora seja difícil que deixe a Luz, uma vez que está lesionado e só volta aos relvados em 2016.

Maxi fica ou sai?

Começemos pela defesa. Para já, Luisão, Eliseu, André Almeida e Jardel são os únicos que estão garantidos na próxima época. Maxi ainda não renovou e é bem provável que deixe o Benfica. Ha os casos de Mitrovic e César, que terão de convencer Rui Vitória. Sem Maxi, o Benfica terá de ir ao mercado à procura de um lateral direito. Na esquerda Eliseu terá a concorrência de Marçal. Na baliza não há muitas dúvidas, mesmo com a chegada de Elderson que irá lutar com Júlio César e Artur por um lugar.

Na zona central do relvado, Fejsa, Rúben Amorim, Samaris e Pizzi dão garantias mas o plantel precisa de médio de qualidade. As condições de físicas de Amorim e Fejsa não dão garantias. Há ainda Cristante, jovem médio italiano que deverá ter mais oportunidades esta época. E ainda Pelé, jogador contratado ao Belenenses .

Águia com "asas" novas

Um dos problemas dos "encarnados" está alas. Sem Salvio e com Gaitán na porta de saída, o Benfica terá de reinventar nos corredores. Para já contratou Carcela e Taarabt, jogadores que podem jogar nos corredores. Há ainda Ola Jonh, de quem os benfiquistas esperam que venha a mostrar em campo todo o potencial que se lhe reconhece. Bebé voltará do empréstimo ao Córdoba de Espanha e terá oportunidade para convencer Rui Vitória. Gonçalo Guedes também é alternativa, tal com Talisca.

No plantel há ainda vários jogadores que podem fazer a posição dez. O clube contratou o médio Diego Lopes ao Rio Ave, um jovem médio com muito potencial. Taarabt também pode fazer a posição de médio ofensivo, tal como Talisca, o jogador que parte em vantagem para ocupar a vaga de dez, isso se Rui Vitória atuar em 4-2-3-1, como aconteceu em Guimarães.

Na frente, os "encarnados" contam com a experiência de Lima, mas poderão perder Jonas para a China. O avançado brasileiro, melhor marcador do Benfica na Primeira Liga 2014/2015 abrirá espaço para a entrada de Jonathan Rodriguez, uruguaio contratado em janeiro e que mostrou atributos na equipa B. A SAD "encarnada" está no mercado à procura de outro avançado para fortalecer a frente de ataque. Não esquecer que há ainda Hassan, avançado egípcio contratado ao Rio Ave.

O Benfica versão 2015/2016 será uma mescla de veterania com juventude e ninguém melhor do que Rui Vitória para potenciar os jovens do plantel. O técnico mostrou serviço no Vitória de Guimarães ao formar uma equipa com jovens valores do clube e outros recrutados em divisões inferiores para terminar no quinto lugar da Liga.

Caso não saia ninguém do atual plantel, o clube precisará de um médio que dê garantias na zona central (fala-se em Bernard do Guimarães) e outro avançado.

Rui Vitória tem muito trabalho pela frente mas também muitos jogadores que, nos treinos e jogos de pré-época, terão oportunidade de mostrarem que merecem permanecer no plantel. A herança de Jesus é pesada mas Rui Vitória parece estar a altura do desafio.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.