Fábio Cardoso, novamente emprestado pelo Benfica, e Roniel, cedido pelo FC Porto, estiveram esta segunda-feira no arranque dos trabalhos do Paços de Ferreira, ainda com várias dúvidas no plantel que vai disputar a I Liga portuguesa de futebol.

Fábio Cardoso, de 21 anos, chegou a Paços de Ferreira em janeiro, juntamente com Rúben Pinto, ambos cedidos pelo Benfica, e participou em 16 jogos do principal campeonato, os últimos 15 como titular, e as suas permanências eram desejadas no clube, apenas confirmando-se a do defesa central, após ingresso do médio no Belenenses.

O avançado brasileiro Roniel, de 21 anos, é um extremo capaz de alinhar à direita e à esquerda do ataque e chega, por sua vez, por empréstimo do FC Porto, após ter alinhado na última época na equipa B dos ‘dragões', ao serviço da qual marcou dois golos em 29 jogos.

Neste primeiro de três dias de exames médicos é igualmente esperado o brasileiro Christian Fiel, que alinhou metade da época 2014/15 no Nacional, por empréstimo dos romenos do Cluj. O médio esquerdo, de 26 anos, realizou pela equipa insular 15 encontros no campeonato principal.

O defesa esquerdo Hélder Lopes e o avançado Bruno Moreira também marcaram presença nos primeiros exames médicos e vão mesmo seguir para estágio, embora o seu destino possa passar por outros emblemas, constituindo um encaixe financeiro para a formação pacense.

O mesmo acontece com Hurtado, que apenas se vai juntar aos colegas no final de julho, após ter participado recentemente e conquistado o terceiro lugar na Copa América.

Barnes Osei, que esteve cedido ao União da Madeira, também só é esperado no final do estágio, ao contrário de Rodrigo António, emprestado na última época ao Olhanense, numa lista de ausentes extensiva a Edson Farias, que apenas chega hoje a Portugal, e a Rúben Ribeiro, cedido em janeiro ao Gil Vicente e cujo futuro não deverá passar pelo Paços.

Os ‘reforços’ Marafona, Bruno Santos, João Góis, Miguel Vieira, Marco Baixinho e Paulo Henrique também se sujeitaram à bateria de exames médicos, juntando-se aos repetentes de um plantel em que Sousa, já utilizado em 2014/15, foi o único elemento dos escalões de formação promovido à equipa principal.

Plantel provisório para 2015/16:

- Guarda-redes: Rafael Defendi, Marafona (ex-Moreirense) e Marco.

- Defesas: Sousa (ex-júnior), Ricardo, João Góis (ex-Desportivo de Chaves), Bruno Santos (ex-Freamunde), Fábio Cardoso, Miguel Vieira (ex-Desportivo das Aves), Marco Baixinho (ex-Mafra), Paulo Henrique (ex-Santa Clara) e Hélder Lopes.

- Médios: Romeu, Vasco Rocha, Christian (ex-Nacional), Minhoca, Rodrigo António (ex-Olhanense), Manuel José e Andrezinho.

- Avançados: Diogo Jota, Cícero, Edson Farias, Hurtado, Roniel (ex-FC Porto B), Barnes (ex-União) e Bruno Moreira.

Treinador: Jorge Simão (ex-Belenenses).

Saíram: António Filipe (Desportivo de Chaves), Jaílson (Arouca), Rodrigo Galo (AEK/Gre), Ricardo Ferreira (Sporting de Braga), Rafael Amorin, Nélson Pedroso, Sérgio Oliveira (FC Porto), Seri (Nice/Fra), Rúben Pinto (Belenenses) e Diogo Rosado.