A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto atribuiu a Setúbal o título de ‘Cidade Europeia do Desporto em 2016’ e reconheceu a aposta da Câmara Municipal na promoção do "desporto para todos", anunciou hoje a autarquia sadina.

"É um grande orgulho para a cidade e uma grande responsabilidade, mas temos confiança de que seremos capazes de dar sentido a este desafio", disse à Lusa o vereador Pedro Pina, responsável pelo pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal.

Para o autarca setubalense, a escolha de setúbal como ‘Cidade Europeia do Desporto’ é o corolário de "uma década de trabalho do município em prol do desporto", mas também uma oportunidade de conseguir a realização de grandes eventos desportivos na cidade.

A prova de natação em águas abertas FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016, a 11 e 12 de junho, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, é um dos eventos já confirmados, mas Pedro Pina garante que haverá muitos outros ao longo do próximo ano.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Setúbal, a decisão de atribuir o título de ‘Cidade Europeia do Desporto’ a Setúbal foi revelada no sábado pelo presidente da ACES Europe - Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, Francesco Lupatelli, que reconheceu o mérito da candidatura setubalense.

De acordo com a autarquia, o relatório de avaliação do ACES Europe reconheceu o potencial desportivo da cidade e identificou a serra da Arrábida, o rio Sado e o mar, como locais de excelência para a prática desportiva.

Depois de Guimarães (2013), Maia (2014) e Loulé (2015), Setúbal é a quarta cidade portuguesa a merecer o título de ‘Cidade Europeia do Desporto’.