FC Porto, Sporting e Benfica voltam a seguir caminhos diferentes no que aos assuntos da Liga de Clubes diz respeito.

Depois de os "três grandes" do futebol português terem assumido posições diferentes sobre o sorteio dos árbitros, agora é a questão da recandidatura de Luís Duque à presidência da Liga a dividir "leões", "águias" e "dragões. Recorde-se que na questão do sorteio dos árbitros, votado pelos clubes na última Assembleia-geral, FC Porto e Sporting votaram a favor, Benfica votou contra.

Benfica: "Duque credibilizou a Liga"

Luís Duque anunciou que irá concorrer às próximas eleições para a presidência da Liga mas, dos "três grandes", só o Benfica apoiará o antigo dirigente do Sporting, como deu conta Luís Filipe Vieira.

"Somos coerentes, votamos uma moção de confiança, que foi unânime no Conselho de Presidentes e votada por maioria na Assembleia-geral da Liga, portanto, apoiamos a candidatura de Luís Duque. Credibilizou a Liga, encontrou soluções, procurou consensos, envolveu os clubes. É disso que a Liga precisa", defende Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.

O líder da SAD "encarnada" espera que os clubes possam cumprir com a palavra dada na última Assembleia-geral.

"Em poucos meses recuperamos da anarquia porque estivemos unidos. Espero que os clubes não voltem atrás com a palavra dada na última Assembleia-geral. Seria muito mau para o futebol português", considera Vieira.

Sporting sempre contra Duque

O Sporting, que mantém um diferendo com Luís Duque, nunca mostrou-se a favor da candidatura do ex-dirigente leonino. Em comunicado, a SAD leonina explicou porque não apoia Duque.

"O Sporting Clube de Portugal não se revê, naturalmente, na recandidatura do Dr. Luís Duque para a Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional não a apoiando. O Sporting Clube de Portugal sabe que o mundo do Futebol Profissional português espera e merece mais e manifesta a sua disponibilidade para apoiar um candidato com um perfil que seja capaz de personificar uma mudança em relação ao passado e de unir os Clubes em torno dos mais nobres ideais do Desporto e, em particular, do Futebol", pode-se ler no comunicado.

Pinto da Costa queria mais luta contra a FPF

Quem também não apoiará o atual presidente da Liga é o FC Porto. Pinto da Costa explicou que o clube está à espera que apareça outro candidato, para avaliar se o FC Porto irá apoia-lo ou não. O líder portista justifica o não a Duque pelo facto de este não ter, alegadamente, defendido a Liga junto da Federação Portuguesa de Futebol.

"O FC Porto não apoiará a candidatura do senhor Luís Duque. Pela nossa forma de agir e de pensar, não apoiaremos. Se não houver mais nenhuma candidatura, é natural que o Luís Duque vença, pois não precisará de muitos votos. Já Mário Figueiredo também arranjava sempre quem votasse nele", disse Pinto da Costa ao site do clube.

O líder da SAD azul-e-branca diz que a Liga de Clubes precisa de um candidato que faça frente a Federação Portuguesa de Futebol.

"Da parte do FC Porto, não há apoio porque, a título de exemplo, em reuniões com vários clubes, Luís Duque revelou a ocorrência de factos extremamente graves relacionados com a FPF e a Arbitragem, que nós desconhecíamos. Nós entendíamos que era necessário ele tomar uma posição, até como vice-presidente da FPF, mas a única coisa que fez foi simplesmente deixar de ir às reuniões da Federação. A Liga não precisa de quem a represente na Federação para resolver os problemas, mas sim para bater o pé e não pura e simplesmente abandonar ou desistir", justificou Pinto da Costa.

Apesar de não estar ao lado de Luís Duque, o presidente do FC Porto reconhece mérito no trabalho do atual presidente da Liga de Clubes, embora isso não seja suficiente para colher apoio do lado portista.

"Luís Duque acabou por fazer um trabalho meritório ao longo destes seis meses e até assinou recentemente um contrato de patrocínio com os CTT, mas isso não é argumento para ser, ou não, o presidente da Liga. Se assim fosse, e como todos sabem, o presidente teria de ser o senhor Joaquim Oliveira, e não será certamente", atirou.