O Sporting de Braga empatou hoje sem golos com os ingleses do Aston Villa, no primeiro teste 'a sério' da equipa da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio da Nora, em Ferreiras, no concelho de Albufeira.

Na primeira partida do estágio algarvio, que engloba mais dois encontros de preparação, a equipa de Paulo Fonseca esteve melhor na segunda parte, mostrando que precisará de tempo até incorporar as diretrizes do novo treinador, que está a impor outro modelo de jogo.

O jogo começou equilibrado, mas, aos poucos, o Aston Villa começou a superiorizar-se, uma vez que, com menor tempo de trabalho, o Sporting de Braga denotou muitas dificuldades em controlar o jogo físico e rápido dos ingleses.

O futebol da equipa da primeira divisão inglesa viveu quase sempre do ponta de lança Agbonlahor, face à lentidão dos centrais Santos e André Pinto, criando vários lances, entre os quais um remate à barra, no lance mais perigoso da primeira parte (28 minutos).

Ofensivamente, o Sporting de Braga deixou evidente que a progressiva mudança para um futebol mais pausado e pensado, além do novo sistema tático (4x4x2), levará o seu tempo a 'carregar', depois de uma época em que a equipa apostava noutro estilo.

Com as duas equipas a voltarem praticamente renovadas do balneário ao intervalo, a turma de Braga que alinhou no segundo tempo acabou por deixar outra imagem em termos ofensivos, correspondendo melhor às indicações de Paulo Fonseca.

Entre os reforços, o extremo Pottker incutiu mais dinâmica à ala direita e criou o melhor momento do segundo tempo, obrigando Mark Bunn à defesa da tarde (86), enquanto o médio Alef, vice-campeão do mundo de sub-20 pelo Brasil, jogou apenas os últimos 20 minutos, mas mostrou bons pormenores.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio da Nora, em Ferreiras, Albufeira.

Sporting de Braga - Aston Villa, 0-0.

Equipas:

- Sporting de Braga: Kritciuk, Baiano, Santos, André Pinto, Djavan, Fábio Martins, Mauro, Luiz Carlos, Joan Román, Alan e Crislan. Jogaram ainda: Matheus, Marcelo Goiano, Boly, Tiago Gomes, Battaglia, Vukcevic, Pottker, Pedro Tiba, Pedro Santos, Rodrigo Pinho, Rafa, Gonçalo Silva e Alef.

Treinador: Paulo Fonseca.

- Aston Villa: Mark Bunn, Alan Hutton, Micah Richards, Ciaran Clark, Cissokho, Ashley Westwood, Leandro Bacuna, Gary Gardner, Scott Sinclair, Carles Gil e Agbonlahor. Jogaram ainda: Niall Mason, Nathan Baker, Janoi Donacien, Kieran Richardson, Joe Cole, Riccardo Calder, Charles N'Zogbia, Callum Robinson, Aleksandar Tonev e Libor Kozak.

Treinador: Tim Sherwood.

Árbitro: Tiago Cordeiro.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Santos (11) e Ashley Westwood (35).

Assistência: Cerca de 1.500 espetadores.