Arranca esta sexta-feira mais uma edição da Primeira Liga de Futebol. O Benfica é o atual campeão mas terá de enfrentar o reforçado Sporting e o mais que reforçado FC Porto para revalidar o título e chegar ao tão desejado tricampeonato.

A vitória dos "leões" frente ao Benfica na Supertaça veio levantar ainda mais dúvidas sobre a capacidade das “águias” em acompanhar o FC Porto e o Sporting na luta pelo título. A derrota de domingo, a perda do treinador Jorge Jesus para o rival da Segunda Circular, os resultados desastrosos na pré-época, as saídas de Lima e Maxi, a lesão de Salvio e a falta de reforços de peso fizeram os benfiquistas caírem num desânimo tal que muitos já questionam as medidas tomadas pela direção do clube. Até ao final de agosto tudo pode mudar, com a chegada dos reforços certos para as posições de maior carência.

Benfica com muito trabalho pela frente

Entre os "três grandes", pode-se afirmar sem sombras de dúvidas que a "águia" está atrás do "dragão" e do "leão" nesta altura. Perdeu Jorge Jesus que foi treinar o rival Sporting, vendeu Lima, o seu melhor ponta-de-lança, deixou sair Maxi Pereira para o rival FC Porto, perdeu Salvio por lesão e pode estar na iminência de ver sair Gaitán, jogador com mais mercado e que pode deixar a Luz até 31 de agosto.

A aposta recaiu em Rui Vitória, treinador com provas dadas no Vitória de Guimarães onde apostou e muito em jovens e fê-los crescer. Na Luz acredita-se que este é o homem certo para potenciar as pérolas que “brotam” no Seixal e que têm sido vendidas para outros clube sem sequer passarem pela equipa principal. A ideia passa por integra-los na equipa A.

Mitroglou, contratado na última quinta-feira, é, até agora, o reforço mais sonante das "águias". Carcela-González promete mas ainda não convenceu Rui Vitória, Taarabt veio com fama de craque mas está longe da forma física. Oul-Chich é um miúdo de 18 anos. Elderson será sempre suplente de Júlio César e Marçal tem o lugar em risco no plantel. Jiménez está na iminência de ser reforço mas, se contratado, só agora começará a pré-época com os “encarnados”.

A SAD "encarnada" terá de correr contra o tempo e garantir reforços que permitam a Rui Vitória ombrear com Sporting e FC Porto. Um lateral direito, um médio centro, um avançado (poderá ser Jiménez) e ainda um extremo (caso Gaitán saia) que sejam capazes de chegar e serem melhores do que já estão no clube. Caso contrário, a concretização do sonho do tri será mais difícil.

Casillas, Imbula, Pablo Osvaldo, Maxi, ... Só craques

Dos "três grandes", só o FC Porto manteve o treinador. Se na temporada passada a crítica era unânime em afirmar que os "dragões" tinham melhores soluções no plantel, as contratações feitas até agora deixaram a equipa mais forte, com nomes sonantes como Casillas, Maxi ou Imbula. Os azuis-e-brancos perderam, no entanto, cinco titulares: Fabiano, Danilo, Casemiro, Óliver e Jackson Martinez, além de Ricardo Quaresma que foi crucial em vários momentos na época transata.

Para compensar as saídas, a SAD azul-e-branca contratou atletas de renome. Para a baliza chegou o icónico Iker Casillas, antigo capitão do Real Madrid e da seleção espanhola. O meio-campo foi reforçado com Gianneli Imbula, por quem o FC Porto pagou 20 milhões de euros, valor até agora nunca gasto em nenhuma compra em Portugal.

Além de Maxi Pereira que irá ocupar a vaga de Danilo, os vice-campeões de Portugal fizeram regressar André André e Sérgio Oliveira, e compraram Danilo ao Marítimo. Três das revelações do último campeonato, além de Cissoko e Varela, que voltaram ao clube. Para a frente chegou o internacional italiano Pablo Osvaldo que vai lutar com Aboubakar por um lugar, assim como Alberto Bueno que funcionará melhor num 4-4-2.

Os jogos de pré-época mostraram um "dragão" com grande consistência defensiva mas com muitas dificuldades em fazer golo. O último passe não tem saído bem e, além do mais, falta um jogador capaz de pensar o jogo. O brasileiro Lucas Lima, de quem se fala que pode reforçar a equipa, seria uma boa solução, tal como Erik Lamela, médio ofensivo do Tottenham apontado aos “dragões”.

Jesus "superstar"

O grande triunfo do Sporting foi, sem dúvida, a contratação de Jorge Jesus. O técnico assinou pelo clube do coração com a missão de potenciar o trabalho da direção presidida por Bruno de Carvalho e levar o Sporting ao tão desejado título. Depois de conquistar a Cape Town Cup na África do Sul, o "leão" saciou a sua "fome" de títulos com a conquista da Supertaça no passado domingo, mantendo o clube na senda das vitórias, depois da conquista da Taça de Portugal no final da época passada.

A vitória na Supertaça aumentou ainda os níveis de confiança de uma equipa mais experiente. Jesus é o homem forte do futebol e ele quem decide tudo. E para potenciar os jovens da Academia, nada melhor que rodeá-los de jogadores experientes. Foi por isso que o Sporting recebeu de volta o lateral direito João Pereira (31 anos), contratou os defesas centrais Naldo (26 anos) e Ciani (31 anos), o médio Alberto Aquilani (31 anos) e os avançados Teófilo Gutiérrez (30 anos) e Bryan Ruiz (29 anos). Além destes, contratou ainda o médio Bruno Paulista (19) anos, o guarda-redes Azbe Jub e quer potenciar os jovens da Academia como Mané, Gelson Martins, Allysson, Rúben Semedo.

Em apenas seis semanas já deu para ver o "dedo" de Jesus no plantel que poderá ficar mais forte quando William Carvalho e Ewerton recuperarem das respetivas lesões. Até ao final do mês é possível que haja movimentações pelos lados de Alvalade, com as possíveis saídas de Adrien Silva, William Carvalho e Slimani, jogadores com muito mercado. Caso permaneçam no plantel, os "leões" ficam com uma equipa mais sólida e nesta altura até já estão à frente do Benfica na luta pelo título no que a soluções diz respeito

Seja como for, com as possíveis entradas e saídas de jogadores até 31 de agosto, a luta pelo título será sempre a três. O FC Porto está mais forte ainda, o Sporting, com Jesus, ganha novo ânimo. O Benfica é o atual campeão e tudo fará para renovar o título.
Caso o Sporting passe o play-off e entre na fase de grupos da Champions, teremos as três formações em igualdade de circunstâncias, com jogos nas quartas-feiras e domingos. As deslocações e jogos a meio da semana também podem ter um peso importante na luta pelo título. Quem for mais forte nos momentos decisivos será coroado em finais de maio de 2016 como campeão.