O Sporting foi esta sexta-feira a Aveiro derrotar o Tondela por 2-1, no encontro que marcou o arranque da nova edição da Liga. Os comandados de Jorge Jesus chegaram à vantagem por João Mário, aos 15 minutos. No segundo tempo, Luís Alberto apontou o primeiro golo do Tondela no primeiro escalão e empatou os 'leões', mas Adrien marcou de grande penalidade já aos 90+8', de grande penalidade, após falta de Murillo sobre Gelson.

Diante de um estreante na Liga, Jorge Jesus repetiu o 'onze' que derrotou o Benfica na Supertaça. Os tondelenses, comandados por Vítor Paneira, ainda se aproximaram em duas ocasiões da baliza de Rui Patrício, mas de seguida a balança pendeu para os 'leões', que tomaram conta do ritmo de jogo. Aos 11', Slimani apareceu em boa posição na grande área adversária mas permitiu a defesa do inglês Matt Jones. Logo de seguida, Carrillo ficou a centímetros de desviar a bola para o fundo das redes.

O golo dos 'leões' surgiria aos 15 minutos: bom trabalho de Bryan Ruiz na esquerda e cruzamento para o coração da área; a bola é desviada por um defesa do Tondela e sobra para João Mário, que remata a contar. A bola é desviada por Kaká e engana Jones, que nada podia fazer.

Em vantagem no marcador, a formação de Alvalade partiu de imediato em busca do segundo golo. Aos 20', Carrillo tentou picar a bola por cima de Jones, mas a bola saiu pouco ao lado após um desvio. Slimani, aos 26' cabeceou para defesa de Jones, após bom trabalho de Jefferson, que esteve sempre muito ativo nos movimentos ofensivos.

Em vantagem ao intervalo e aparentemente com o encontro bem encaminhado, o Sporting viu o Tondela chegar à igualdade aos 58 minutos. Um livre batido por Tinoco em zona lateral encontrou Luís Alberto, que encosta a bola, aparentemente usando o braço no lance. Houve protestos do lado do Sporting, mas o primeiro golo do Tondela no primeiro escalão foi mesmo validado e o resultado voltou à igualdade.

Depois de Jorge Jesus já ter lançado Carlos Mané, Montero e Gelson Martins para tentar recuperar a vantagem, os 'leões' conseguiram arrancaram uma grande penalidade já em tempo de 'descontos', por falta de Murillo sobre Gelson Martins aos 90+4'. Adrien Silva converteu, já com o relógio a marcar 90+8', e deu os três pontos à equipa 'verde-e-branca' na primeira jornada.

Veja os vídeos e as fotos do encontro.