O treinador Paulo Fonseca disse hoje que o Sporting de Braga é claramente favorito para a receção de domingo ao Nacional, na jornada inaugural da I Liga de futebol, e que quer “subjugar o adversário”.

"O Braga é claramente favorito neste jogo, joga em casa, queremos impor o nosso jogo, subjugar o adversário, jogar no nosso meio-campo ofensivo, defender sempre longe da nossa baliza, mas o Nacional tem o objetivo assumido de conquistar um lugar europeu, o que deixa antever um jogo difícil", afirmou.

O novo técnico dos minhotos disse conhecer bem o Nacional "e a forma de estar das equipas treinadas por Manuel Machado", esperando um opositor "a defender com um bloco muito compacto e a sair de forma muito rápida para o ataque", mas frisou que só a vitória interessa aos 'arsenalistas'.

Segundo Paulo Fonseca, o Sporting de Braga está preparado para o início da temporada.

"Temos vindo num processo evolutivo, a equipa tem trabalhado muito bem, os jogadores têm-me dado uma confiança enorme dizendo que estão preparadíssimos para o início da temporada. Temos a sorte de fazer o primeiro jogo em casa, junto dos nossos adeptos, queremos sentir o seu calor e temos que ser nós a entusiasmá-los, apresentando um futebol de qualidade", disse.

O técnico assumiu estar muito satisfeito com o plantel à disposição, mas frisou que ele "nunca está fechado", abrindo a porta a "um bom negócio" e a um "jogador de qualidade" até ao fim do mercado.

Questionado sobre Pedro Tiba, uma das figuras da equipa na temporada passada e que pouco foi utilizado durante a pré-época, Paulo Fonseca disse contar com o médio português.

"Nunca houve qualquer dúvida em relação ao Pedro Tiba: é um jogador de qualidade, conto com ele, é um profissional extraordinário e vai ser um elemento importante no plantel", disse.

Paulo Fonseca analisou ainda o investimento feito pelos três ‘grandes’ do futebol português, notando que foi incomparavelmente maior do que o das outras equipas.

"O Braga, que à partida é a equipa que está mais próxima dos três ‘grandes’, desinvestiu. Julgo que os chamados grandes estão cada vez mais fortes e a investir mais e as outras equipas, face à realidade do país e do nosso futebol, têm que se adaptar a uma realidade que é difícil. Está a cavar-se um ‘fosso’, mas isso não nos retira ambição. Queremos encurtar distâncias, sabendo que é cada vez mais difícil", disse.

O jogo entre o Sporting de Braga e o Nacional tem início às 18:15 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.