É já uma espécie de tradição no reino do Dragão. Pelo terceiro ano consecutivo, e pela oitava vez nos últimos dez anos, o FC Porto entrou a vencer no campeonato. Fê-lo de forma dominadora e o 3-0 com que bateu uma equipa tradicionalmente forte só peca por escasso.

O nome que fica mais ligado ao triunfo é, necessariamente, o de Vincent Aboubakar. Contratado na última temporada ao Lorient para ser uma alternativa válida a Jackson Martínez, o camaronês mostrou qualidade para suceder ao colombiano e terminou o encontro com dois golos que até poderiam ter sido mais dois ou três. Além dos golos, que são o principal indicador da qualidade de um ponta-de-lança, o número 99 portista brilhou nos movimentos sem bola e ofereceu claras oportunidades de golo aos colegas de equipa.

Mas porque nem só de golos se faz uma equipa, outro nome que se destacou foi o de Maxi Pereira, o lateral contratado ao rival Benfica que já começa a ser "Super" no Dragão. Mesmo com a agressividade que lhe é peculiar, esteve em grande plano nas transições ofensivas e deu dois golos a marcar. Silvestre Varela, o novo número 7 após a saída de Ricardo Quaresma, brilhou também no ataque e fez um trabalho notável no terceiro golo do jogo.

Grande parte das atenções estava virada, no entanto, para a contratação mais mediática do defeso em Portugal. Iker Casillas acabou por ter menos trabalho do que o esperado mas correspondeu bem às tentativas do vitoriano Alex. Menos bem esteve Herrera, que acabou substituído pelo reforço André André logo aos 54 minutos.

Do lado do Vitória o melhor elemento acabou mesmo por ser Alex, um canhoto cujo pé esquerdo não engana e que promete ser destaque da equipa de Guimarães em jogos mais acessíveis. Já o técnico Armando Evangelista fica ainda mais sob pressão depois desta derrota, pouco depois da eliminação diante dos austríacos do Altach no caminho para a Liga Europa, e precisa de um resultado positivo diante do Belenenses, no próximo domingo.

Ainda assim, Evangelista defendeu, após o encontro, que a sua equipa demonstrou qualidade num terreno difícil e acabou por ser infeliz nos primeiros dois golos. Julen Lopetegui, por outro lado, salientou a qualidade demonstrada pelos seus jogadores e desvalorizou as comparações entre Aboubakar e Jackson, preferindo destacar a qualidade exibida pelo coletivo.

Os 'dragões' entraram com toda a força numa Liga que promete ser equilibrada como nunca, mas terão de manter o ritmo numa sempre complicada deslocação à Madeira, no próximo sábado, para defrontarem o Marítimo.