Terminada a primeira ronda da Primeira Liga, é hora de fazer um balanço e rever algumas curiosidades sobre a jornada inaugural. Os "três grandes" venceram, o União da Madeira ganhou no seu regresso ao escalão maior do futebol português.

Saiba algumas curiosidades da primeira ronda, num trabalho feito pelo site zerozero.

O Tondela foi a equipa que mais reforços utilizou no 11 titular: no jogo contra o Sporting, só Edu Machado e Luís Machado estavam na equipa na época passada.

João Mário foi o autor do 1.º golo do campeonato, depois de na época passada também ter sido um português a fazê-lo (Rúben Neves).

A primeira grande penalidade da Liga foi convertida com êxito por Adrien, que entrou na história da prova igualmente por ser o primeiro a ver um cartão amarelo nesta edição da Liga.

Idris (Boavista) foi o 1.º expulso da competição. Houve um total de 3 expulsões, duas delas no mesmo jogo (Paços x Académica).

Aboubakar bisou na jornada inaugural: desde Mielcarski (1998) que um jogador do FC Porto não marcava 2 golos a abrir o campeonato.

O jogo com mais golos foi disputado entre o Belenenses e o Rio Ave (6). Nesse jogo, registaram-se igualmente 2 momentos importantes: o Belenenses foi a única equipa a utilizar apenas jogadores portugueses, e Gonçalo Brandão (que marcou um golo e um autogolo) voltou a marcar na Liga Portuguesa 12 anos depois.

O União fez história, ao vencer pela 1.ª vez o Marítimo na Liga Portuguesa. De resto, manteve a tradição: 5.ª época consecutiva que disputa a Liga e abre o torneio com uma vitória.

À 3.ª tentativa, o Arouca venceu pela 1.ª vez na estreia na Liga Portuguesa.

O Benfica conseguiu a maior vitória da jornada: desde 1997 que não abria a prova com uma vitória tão robusta (4x0).

Foram marcados 29 golos: desde 1996/1997 que não havia um número tão elevado de golos a começar o campeonato.

Ruca, Breitner, Luisinho, Maurides, Mitroglou, Nélson Semedo e Roniel marcaram na estreia no campeonato português